RIBEIRÃO

Intenção de compra de presentes é maior em 2013

Comércio ribeirão-pretano prevê aumento de 35% nas vendas para o Dia dos Namorados

Luís Augusto
04/06/2013 às 16:47.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:28

Os casais apaixonados terão um motivo a mais para comemorar no Dia dos Namorados, em 12 de junho. A intenção de compra de um presente para celebrar a data cresceu 35% entre os consumidores em relação ao mesmo período do ano passado. Esse foi o resultado de uma pesquisa contratada pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e feita em conjunto com a Fundação para a Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace).

O número é justificado pela expansão 30,2% do ticket médio (valor que deve ser gasto com o presente), além de 3,6% de crescimento populacional da cidade e 0,1% de crescimento da proporção da população disposta a comprar. “As pessoas em média estão dispostas a gastar um pouco mais com o presente neste ano. Esse é um feriado que mexe com o emocional e os apaixonados estão sujeitos a investirem mais em um presente”, afirmou Fred Guimarães, economista da Acirp.

Esse é o caso do técnico administrativo Thiago de Freitas Braz, 30 anos, e a auxiliar administrativo Josiane Pereira Andrade, 26, que se casaram há 16 dias e afirmam que vão tornar esse Dia dos Namorados mais especial. “Vai ser um dia muito importante para nós porque casamos recentemente e isso com certeza merece um belo presente, não só uma lembrancinha”, declarou Josiane.

O auxiliar administrativo também quer preparar uma surpresa à mulher. “O nosso salário até que não subiu tanto, mas as lojas estão oferecendo mais opções e o crédito também está mais acessível e facilitado.”

O panorama de vendas projetado pela pesquisa é otimista, já que o valor do ticket médio para os presentes passou de R$78,90 no ano passado para R$102,73 atualmente. Há um potencial de arrecadação do comércio que subiu de R$ 16,5 milhões para R$ 22,3 milhões, de 2012 a 2013. “O ticket médio deu uma avançada significativa em relação ao ano passado. Além disso, a variedade de opções de compra e pagamento são fatores que mais contribuíram para esse quadro”, avaliou o economista.

A pesquisa, que foi feita com 652 pessoas, ainda constatou que consumidores da faixa etária de 20 a 29 anos apresentam maior disposição para a compra de presentes. Este grupo representa 61,2% do total dos possíveis compradores. Roupas e calçados são os presentes favoritos dos casais, chegando a soma de 43,6% dos produtos adquiridos nessa época do ano.

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