DIA DOS NAMORADOS

Intenção de compra de presentes cresce 35% em 2013

Aumento foi detectado em pesquisa da Acirp; casais estão dispostos a pagar mais por presente

Luís Augusto
luis.almeida@gazetaderibeirao.com.br
05/06/2013 às 12:42.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:27

Os casais apaixonados terão um motivo a mais para comemorar no Dia dos Namorados, em 12 de junho. A intenção de compra de um presente para celebrar a data cresceu 35% entre os consumidores em relação ao mesmo período do ano passado. Esse foi o resultado de uma pesquisa contratada pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e feita em conjunto com a Fundação para a Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace).

O número é justificado pela expansão 30,2% do ticket médio (valor que deve ser gasto com o presente), além de 3,6% de crescimento populacional da cidade e 0,1% de crescimento da proporção da população disposta a comprar. “As pessoas em média estão dispostas a gastar um pouco mais com o presente esse ano. Esse é um feriado que mexe com o emocional e os apaixonados estão sujeitos a investirem mais em um presente”, afirmou Fred Guimarães, economista da Acirp.

Esse é o caso do técnico administrativo Thiago de Freitas Braz, 30 anos, e a auxiliar administrativo Josiane Pereira Andrade, 26, que se casaram há 16 dias e garantem que vão tornar esse Dia dos Namorados mais especial. “Vai ser um dia muito importante para nós porque casamos recentemente e isso com certeza merece um belo presente, não só uma lembrancinha”, declarou Josiane.

O auxiliar administrativo também quer preparar uma surpresa a esposa. “O nosso salário até que não subiu tanto, mas as lojas estão oferecendo mais opções e o crédito também está mais acessível e facilitado.”

O panorama de vendas projetado pela pesquisa é otimista, já que o valor do ticket médio para os presentes passou de R$78,90 no ano passado para R$102,73 atualmente. Há um potencial de arrecadação do comércio que subiu de R$ 16,5 milhões para R$ 22,3 milhões, de 2012 a 2013. “O ticket médio deu uma avançada significativa em relação ao ano passado. Além disso, a variedade de opções de compra e pagamento são fatores que mais contribuíram para esse quadro”, avaliou o economista.

A pesquisa, que foi feita com 652 pessoas, ainda constatou que consumidores da faixa etária de 20 a 29 anos apresentam maior disposição para a compra de presentes. Este grupo representa 61,2% do total dos possíveis compradores. Roupas e calçados são os presentes favoritos dos casais, chegando a soma de 43,6% dos produtos adquiridos nessa época do ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por