INVASÃO EM SÃO ROQUE

Instituto Royal doará cães se eles forem recuperados

Ativistas invadiram laboratório e retiraram 178 animais que, segundo eles, sofriam maus tratos

Da Agência Estado
22/10/2013 às 11:03.
Atualizado em 26/04/2022 às 06:30
A apresentadora de TV Luiza Mell posa com cães da raça beagle resgatados do Instituto Royal, em São Roque ( Reprodução/Facebook)

A apresentadora de TV Luiza Mell posa com cães da raça beagle resgatados do Instituto Royal, em São Roque ( Reprodução/Facebook)

O Instituto Royal, invadido na sexta-feira (19) passada por ativistas de defesa dos direitos dos animais, doará os 178 cães da raça beagle levados pelos invasores, caso eles sejam recuperados pela polícia e devolvidos à instituição. Foto: Divulgação Um dos cães da raça Beagle resgatado do Instituto Royal, em São Roque De acordo o diretor científico do laboratório, João Antônio Pegas Henriques, os animais estavam em testes com antibióticos e outros remédios, mas não há como recuperar o tratamento, considerado perdido. De acordo com Henriques, as normas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) preveem a doação de animais usados em testes. Em nota, o Royal esclareceu que os animais só irão para doação depois de serem recebidos pela instituição — após a liberação pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual (MPE). Antes de serem adotados, os animais receberão tratamento veterinário. O delegado de São Roque, no Interior de São Paulo, Marcelo Pontes, afirmou que, caso sejam recuperados, os cães furtados não serão levados para o instituto, mas postos sob a guarda de entidades de proteção aos animais. Os cães serão submetidos a perícia para subsidiar inquéritos que investigam tanto denúncias de maus-tratos como crimes decorrentes da invasão do instituto. Quatro inquéritos apuram o tumulto que aconteceu no sábado, durante manifestação e tentativa de nova ocupação do Royal com a participação de black blocs.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por