Motor Premium

Inspiração fashion

Rolls-Royce Wraith: exclusivíssima edição do cupê esportivo mais luxuoso do planeta recorre a cores, materiais e técnicas do universo da moda

Luís César de Souza Pinto/Especial para a Metrópole
26/07/2015 às 08:00.
Atualizado em 28/04/2022 às 17:29
Motor  (  Divulgação)

Motor ( Divulgação)

A paixão pelo requinte e pelos detalhes que caracterizam o universo da alta-costura inspirou o lançamento do Rolls-Royce Wraith – Inspired by Fashion, uma exclusivíssima edição do cupê esportivo mais luxuoso do planeta. A série limitada surge pouco depois de a tradicional marca inglesa ter apresentado outra edição temática do mesmo carro, mas com referências ao cinema. Criado em parceria com o Instituto Pratt, em Nova York, uma das principais escolas de design dos Estados Unidos, o Wraith – Inspired by Fashion recorre à utilização de cores, materiais e técnicas do universo da moda. O resultado é uma interpretação única de visual, potência e estilo na forma de um veículo de alta gama equipado com motor V12. Para Giles Taylor, diretor de Design da Rolls-Royce, a versão que usa como fonte de inspiração as passarelas internacionais resultou num carro “deslumbrante”. O exterior do veículo é marcado pela combinação de dois tons: o branco Andalucian ou o branco Ártico, associados a cores acentuadas, como Jasmine, Tailored Purple ou Mugello Red. A linha de ombro do Wraith é demarcada com a inclusão de uma faixa produzida artesanalmente, que pode ser desenhada na cor preferida do cliente. Como nas melhores roupas executadas sob medida, as belezas do Wraith Fashion se apresentam nos detalhes mais sutis. Ao abrir a porta, é visível a combinação do clássico branco Arctic com o preto. O contraste de cores pode ser visto, ainda, nos logos bordados nos bancos e nas costuras e também marca de forma elegante o aro do volante. Nesse caso, aplica-se uma técnica artesanal desenvolvida pela Rolls-Royce, já que todo o revestimento do volante não tem costuras aparentes. Artesanato fino e atenção aos detalhes também são verificados em pontos como a madeira do painel de instrumentos, cujo processo de lacagem demanda nove dias de trabalho meticuloso. Outro aspecto marcante no painel é o relógio que emite o efeito de pérola aos tecidos de seda. A tecnologia também se faz presente no modelo, tanto no sistema que permite ao motorista identificar o melhor modo de operação da transmissão, batizado de SAT (Satellite Aided Transmission), quanto no navegador com tela de 10,25 polegadas acionável por comando de voz. Moda permeia história da marca A moda também cruza com parte da história da Rolls-Royce. A primeira loja da marca, na Conduit Street, no Centro de Londres, ficava a poucos metros da não menos luxuosa alfaiataria Savile Row. Foi ali que Sir Henry Royce e Charles Rolls começaram a trajetória de oferecer aos mais ilustres cidadãos londrinos um carro tão luxuoso quanto os tecidos que vestiam. Já naquela época, cada cliente podia customizar seus automóveis com toques pessoais e equipamentos adequados perfeitamente às suas necessidades. Passados mais de 100 anos, o início da produção de um Rolls-Royce começa no equivalente ao ateliê de um alfaiate: o Bespoke Design Studio. Grandalhão com fôlego de esportivoGrandalhão (são 5,20 metros de comprimento, 1,51 metro de altura, 1,95 metro de largura, 3,11 metros de entre-eixos e 2,3 toneladas), o Wraith Fashion é o carro mais potente já produzido pela marca inglesa. Isso graças ao motor 6,6 litros twin-turbo V12, que gera até 624 cavalos de potência e 84kgfm de torque. Ele acelera de 0 a 100km/h em 4,6 segundos e a velocidade é limitada eletronicamente em 250km/h. O carro conta com câmbio ZF automático de oito velocidades.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por