As inscrições para o Enem 2013 começam na próxima segunda-feira (13) a partir das 10h e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio no site do Enem (site ainda fora do ar). O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. O candidato deve fornecer o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o seu número do documento de identidade (RG). Provas acontecem nos dias 26 e 27 de outubro.
A expectativa do Ministério da Educação é de que até 6,1 milhões de estudantes se inscrevam no exame - o que representaria um crescimento de 5% em relação ao ano passado. Este ano, ficarão isentos do pagamento da inscrição os participantes que tiverem uma renda familiar per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo.
As provas do Enem 2013 acontecem nos dias 26 e 27 de outubro. No dia 26 de outubro, entre 13h e 17h30 (horário de Brasília) serão realizadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No dia seguinte, entre 13h e 18h30, os estudantes terão que fazer, as prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Matemática, além da redação.
Novas regras redação Enem 2013
A correção das redações do Enem 2013 passará a ter critérios mais rigorosos, segundo o ministro da Educação Aloizio Mercadante. Na tentativa de evitar deboches na redação (na edição 2012, um estudante escreveu uma receita de miojo enquanto outro, o hino do Palmeiras) um item foi adicionado no edital do Enem determinando a anulação de redações "que apresente parte de texto deliberadamente desconectado com o tema proposto".
Outra mudança será a ampliação dos casos em que um terceiro avaliador terá que examinar as redações, de forma independente. A nota da redação do Enem varia entre 0 e 1.000 pontos. Na edição 2012 do Enem, se houvesse uma diferença de mais de 200 pontos entre as notas de cada um dos dois avaliadores iniciais, a redação seguia para avaliação de um terceiro avaliador. Este ano, essa discrepância não poderá ser maior do que 100 pontos.
Outra exigência é o domínio da norma culta para receber a nota máxima na redação do Enem 2013. Em outras palavras: os corretores do Enem 2013 deverão entender como uma exceção um erro específico de um estudante que tenha escrito uma redação excelente.
Gabaritos e resultado do Enem 2013
Os gabaritos das provas objetivas do Enem 2013 serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem até o dia 30 de outubro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 (data ainda divulgada) no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/.
Fonte: Universia