IVJ indica que Piracicaba tem baixa vulnerabilidade à violência de jovens de 12 a 29 anos
Município ficou menos violento para os jovens com idade de 12 a 29 anos (Claudio Coradini/Arquivo)
Piracicaba está entre os municípios com mais de 100 mil habitantes do País, que têm um baixo Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-Violência). Divulgado na última semana e realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o estudo indicou ainda que o município melhorou no ranking e ficou menos violento para os jovens com idade de 12 a 29 anos, entre 2007 e 2010. Antes, a cidade estava na 204ª posição e passou para a 227ª, de um total de 283 municípios avaliados.
Para elaborar o índice, a FBSP analisa as taxas de violência a que os jovens estão expostos, como a de homicídios e mortalidade no trânsito, pobreza, desigualdade socioeconômica, frequência escolar e o acesso ao mercado de trabalho. Utilizou também dados do Censo Demográfico de 2010, da população de 12 a 29 anos.
Mesmo com a melhora na segurança dos jovens, Piracicaba ainda oferece mais riscos do que outras cidades da região, que estão entre os sete municípios do Estado de São Paulo que ficaram entre os dez com menor IVJ: Araraquara (274°), São Carlos (277°), Limeira (278°), Americana (279°), Birigui (280°), Valinhos (281°) e São Caetano do Sul (282°).
De acordo com o estudo, a cidade menos vulnerável à violência juvenil é Pouso Alegre, em Minas Gerais. A mais violenta é Eunápolis, na Bahia e, entre as capitais, na 221° posição, São Paulo é a que apresentou menor vulnerabilidade juvenil à violência no país. O Rio de Janeiro, foi a capital que mais reduziu a violência contra os jovens, passou da 5ª colocação em 2007 para 193ª, em 2010.
"Consideramos que, nacionalmente, houve uma importante melhora do IVJ-Violência, possivelmente como resultado das políticas de maior proteção e inserção social dos jovens", avaliou Samira Bueno, secretária-executiva do FBSP e responsável técnica pelo IVJ-Violência. "Há muito espaço, ainda, para evoluirmos na redução da exposição dos jovens à violência. Esperamos que os bons resultados colhidos por São Paulo e Rio de Janeiro também motivem outros Estados a avançar na agenda de redução de vulnerabilidade juvenil", acrescentou Renato Sérgio de Lima, conselheiro do FBSP e supervisor técnico do indicador.
RESULTADOS
Piracicaba tem o IVJ-Violência de 0,226. Nos indicadores avaliados, a cidade tem 0,090 de mortalidade por homicídio entre a população com 12 a 29 anos, 0,242 de mortes por acidente de trânsito, 0,335 de mortalidade por frequência à escola e situação de emprego, 0,285 de indicador de pobreza e 0,216 de desigualdade. Em 2007, o IVJ-Violência de Piracicaba era de 0,318.
De acordo com a ONG, o IVJ-Violência é medido em uma escala que varia de zero (melhor resultado possível) a um (pior resultado possível) e classifica em primeiro lugar as cidades mais vulneráveis à violência. "Funciona como um "ranking inverso", no qual a pontuação mais elevada representa maior vulnerabilidade do município. Ele foi desenvolvido a partir do Índice de Vulnerabilidade Juvenil, da Fundação Seade, de São Paulo, e incorpora em sua dimensão que mede homicídios e acidentes de trânsito a metodologia do Índice de Homicídios de Adolescentes, criada pelo Laboratório de Análise da Violência da UERJ".
O Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência é apurado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) a pedido da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça (MJ), por meio de Termo de Parceria que visa a produzir subsídios à Política Nacional de Segurança Pública. O indicador baseia-se nos dados consolidados pelo último Censo Demográfico, realizado em 2010, e retrata questões que influenciam a vida de jovens de 12 a 29 anos de idade.