CAMPANHA

Imóveis vazios preocupam no combate à dengue

Secretaria pede que corretores fiquem atentos aos possíveis criadouros nos cerca de 5 mil imóveis da cidade disponíveis para venda ou locação

Luís Augusto
11/05/2013 às 12:01.
Atualizado em 25/04/2022 às 16:48

Proprietários de imobiliárias se reuniram com a Divisão de Controle de Vetores da Secretaria Municipal da Saúde para discutir medidas para acabar com criadouros do mosquito da dengue em casas e apartamentos desocupados. De acordo com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Ribeirão Preto tem hoje de 4 mil a 5 mil imóveis fechados à espera de vendas ou locações.

A reunião foi realizada na sede da Delegacia Sub Regional de Ribeirão Preto e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Stênio Miranda, que cobrou ação das imobiliárias. “Nosso objetivo foi o de sensibilizar os proprietários das imobiliárias sobre a importância de integrar os recursos humanos para atuar efetivamente no controle dos criadouros”, declarou Miranda.

A orientação da Secretaria de Saúde foi para que sejam implantadas medidas de controle permanentes e com manutenção periódica. “O Creci é um parceiro da cidade para trazer benefício à sociedade, mas precisamos do apoio de vizinhos destes imóveis ou da própria Prefeitura para nos comunicar sobre possíveis pontos onde a dengue pode estar se proliferando”, afirmou Antônio Marcos Melo, delegado regional do Creci, que garante que os corretores recebem orientações para impedir acúmulo de água parada nos imóveis. “Os corretores recebem, por exemplo, tampas de ralo auto colantes, dão descargas nas privadas, fecham caixas d'água. Eles estão expostos a esse risco e não podem bobear.”

O representante do Creci na cidade ressalta ainda uma preocupação em relação ao combate ao mosquito Aedes Aegypti. “No ano passado, recebemos muitas ligações de pessoas e dos Vetores denunciando acúmulo de água parada e só eu atendi mais de 50 ocorrências. Esse ano não recebemos nem meia dúzia”, disse Melo, que colocou o telefone 3610-5353 à disposição para denúncias de imóveis com criadouros da dengue.

O novo boletim epidemiológico mensal com os números da dengue na cidade serão divulgados no próximo dia 15. De acordo com a administração municipal, nos três primeiros meses do ano foram confirmados 3,4 mil casos da doença e um total de 15,8 mil casos suspeitos notificados. Três casos de morte suspeita por dengue hemorrágica são investigados pela Saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por