Sem radicalizar: oito anos após seu lançamento, Fiat Cinquecento incorpora inovações tecnológicas e tem visual retocado na Europa
motor ( Divulgação)
Oito anos após ser lançado em grande estilo, num evento memorável que mobilizou a cidade italiana de Turim, sede da Fiat, o Cinquecento repagina o visual sem perder a essência que o tornou um dos veículos mais icônicos do planeta. O novo 500 foi revelado recentemente na Itália e deve ser mostrado oficialmente ao público no Salão de Frankfurt, em setembro. No Brasil, que vende o modelo produzido no México, não existe previsão de quando a novidade deve chegar. Os fãs que esperavam uma mudança radical ficaram decepcionados. A Fiat, no entanto, afirma que 1,8 mil alterações foram feitas no carrinho. Por fora, o estilo retrô segue inconfundível, mas o novo Fiat 500 se diferencia pelos faróis redesenhados, com padrão semelhante ao do 500X, que também incorpora LEDs diurnos. A grade tem formato mais afilado e ligeiramente mais pronunciada, e a entrada de ar inferior, redesenhada e alargada, integra os faróis de neblina e passa a ser adornada por elementos cromados. Na traseira, as lanternas também são novas e em LED. Embora tenham semelhança com as anteriores, ganham tridimensionalidade e estrutura. Com aspecto parecido ao de um aro ou moldura, geram um espaço vazio no interior, revestido na cor da carroceria. As luzes de trás também foram reposicionadas na parte inferior do para-choque, integradas numa faixa que pode ser cromada ou em preto. Novas rodas de 15 e 16 polegadas dão o toque final às alterações visuais, junto das novas cores e das inúmeras possibilidades de personalização (uma das grandes sacadas do carrinho), com a denominada Second Skin (segunda pele), que permite obter um Fiat 500 bicolor. Mas é na cabine que encontramos as principais novidades, como o sistema de informação e entretenimento Uconnect, com tela de cinco polegadas sensível ao toque. Nas versões topo de linha, há navegador GPS e compatibilidade com os sistemas Android Auto e CarPlay. A área superior do console central ganhou novo desenho e as saídas de ar foram reposicionadas. O volante também é novo e, nas versões de topo, o painel de instrumentos é substituído por uma tela que disponibiliza informações referentes à condução. Existem novas combinações de cores e níveis superiores de conforto, graças a uma melhor ergonomia e aos bancos remodelados. Motores compactos e econômicos Na gama de motores vendidos na Europa, a linha 500 inclui um 1.2 litro a gasolina de 68 cv e um 0.9 litro TwinAir turbo de 85 cv ou 105 cv, que promete excepcional consumo médio de 26,3km/l e baixo nível de emissões. O 1.3 MultiJet a diesel, com 95 cv, está disponível também na versão Eco, com novos equipamentos e pneus de baixa resistência à rolagem. O câmbio automatizado Dualogic recebeu melhorias. A suspensão também passou por mudanças, assim como o isolamento acústico da cabine, para conforto dos ocupantes. Carrinho marcou virada da marca Coincidência ou não, o lançamento do Fiat 500, em 2007, marcou o ponto de virada da Fiat. A montadora passou a dar lucro e, recentemente, uniu-se à norte-americana Chrysler para formar o grupo FCA, um dos maiores conglomerados automotivos do planeta.