Pouco menos de um ano após sua inauguração, o primeiro hospital público veterinário de São Paulo já está superlotado. Aberto em julho de 2012, os tutores reclamam que o local já está abarrotado. Filas e triagens são constantes.
Há relatos de pacientes que chegam de madrugada para receber a senha e só são atendidos no período da tarde. Ao todo, são atendidos no hospital veterinário cerca de 100 animais por dia. Contando os retornos e as cirurgias, cerca de 25 diariamente.
O serviço, oferecido pela Prefeitura, funciona no Tatuapé, na Zona Leste, em dois endereços. No primeiro deles, na Rua Professor Carlos Zagotis, acontece a triagem, os serviços de raio-X, ultrassom e de odontologia animal. No segundo, na Rua Serra do Japi, ficam os dois centros cirúrgicos, laboratórios de análises clínicas, ala de internação com 30 leitos e consultórios.
A ideia do serviço é atender prioritariamente tutores de animais cadastrados nos programas de renda mínima, Bolsa Família e moradores de abrigos públicos. Para atender a essa demanda, uma equipe de 63 veterinários se reveza nas duas unidades.
Veja também
Maurício de Sousa fala sobre a criação do personagem 'Bidu' Os cães estão com a bola toda Cachorros adestrados jogam futebol em evento de adoção em SP A história da menina que foi criada na selva Tippi Degré viveu 13 anos em meio aos bichos e população local Vereador de Valinhos quer incluir rodeio em calendário da cidade e gera revolta Festa do Peão de Boiadeiro é criticado por defensores de animais