EVOLUÇÃO

Honda lança NXR 160 Bros 2015 com tudo novo

Modelo Utility On Off ganhou força, potência e está mais bonita, confortável, segura e mais fácil para pilotar

Johnny Inselsperger/ Especial para Motor
16/11/2014 às 05:00.
Atualizado em 27/04/2022 às 10:39
NXR 160 Bros 2015 é uma moto 90% nova, com visual renovado e moderno ( Divulgação)

NXR 160 Bros 2015 é uma moto 90% nova, com visual renovado e moderno ( Divulgação)

A Honda já dominou quase 100% do mercado de motocicletas da categoria Utility On Off de baixa cilindrada com a NXR 150 Bros, mas perdeu terreno com o lançamento da Yamaha Crosser 150 no começo deste ano. Segundo o gerente de planejamento, Maurício de Alcântara Silveira, a Honda ainda detém entre 83% e 84% do mercado, mas mostra que pretende reaver boa parte do terreno perdido para a concorrência com o lançamento de duas versões da Utility On Off NXR 160 Bross 2015. Uma moto 90% nova, com visual renovado e moderno. A frente ficou imponente com o conjunto ótico maior e as aletas que deixam a Bros 160 mais ‘musculosa’.   O paralama alto foi mantido para garantir sua utilização na terra. Olhando nas laterais, a motocicleta está robusta e imponente. A pequena carenagem do motor é parecida com fibra de carbono, o que também proporciona esportividade ao modelo.   A NXR 160 Bros é a primeira moto de baixa cilindrada a utilizar a tampa de combustível fixa ao tanque, que além da dar requinte, facilita na hora de abastecer.   As alças para a garupa estão maiores, melhor posicionadas e integradas com o bagageiro.   Na traseira, a lanterna mudou o formato e ganhou efeito 3D, que melhora a visualização. A Bros 160 tem painel todo digital, com relógio, indicador de combustível em barras na lateral esquerda, velocímetro e o hodômetro total e parcial, enquanto a Bros 150 era analógico. A posição do escapamento está mais vertical e além da sensação de esportividade, também atua para centralização de massa, que deixa a moto mais fácil para ser controlada. MotorA Honda preparou outro motor para a NXR 160 Bros com mais torque e potência sem aumentar o consumo, segundo o fabricante. O propulsor monociclindrico foi dos 149cc para 162,7cc, com injeção eletrônica e refrigeração a ar.   A bomba de combustível agora está localizada dentro do tanque e a motocicleta pode ser abastecida com etanol, gasolina ou os dois misturados. Durante as primeiras impressões, o circuito era repleto de subidas íngremes e a força do motor, desde as baixas rotações foi o que chamou mais a atenção.   O torque máximo na Bros 150 era de 1,39 kgf.m com gasolina e 1,53 kgf.m com etanol a 6.000rpm. Já na Bros 160 2015 o torque máximo chega antes, já aos 5.500rpm e saltou para 1,46 kgf.m com gasolina e 1,60 kgf.m com etanol. Na nova Bros 160 o tempo de reação do acelerador ao fechar e abrir na sequência foi reduzido graças ao recirculador de gases instalado no escapamento, que melhora as respostas nas retomadas de velocidade e faz diferença durante as ultrapassagens e mesmo no trânsito urbano.   O câmbio com 5 velocidades tem trocas justas e macias e ajudam muito até na parte do conforto do piloto.ErgonomiaA oportunidade de rodar com o modelo anterior durante a apresentação da NXR 160 Bros permitiu perceber que as respostas estão mais rápidas nas mudanças de direção e a sensação de segurança aumentou nas curvas no novo modelo. O guidão mais largo e alto recebe ainda menos o peso do corpo sobre os braços e ainda facilita o controle nas manobras. Ele também está mais próximo do piloto e permite melhor agilidade e maneabilidade para superar o trânsito e controlar a motocicleta na terra. Com maior potência, a velocidade final aumentou e a Bros 160 tem novo ângulo do caster e trail e maior distância entre eixos para melhorar a estabilidade nas retas. O reposicionamento da pedaleira deixa a perna do piloto menos dobrada. A nova posição do corpo oferece mais conforto, principalmente em viagens. E por falar em conforto, o assento da Bros 160 tem mais espuma e cresceu, cobrindo parte do tanque, onde fica mais estreito e compensa o aumento na altura que é de 842mm do banco até o chão. O chassi é novo com quadro de aço e apesar de manter o berço semiduplo, tem um novo formato no tubo principal que deixou o tanque de combustível mais baixo, também colaborando para centralizar o peso e melhorar a agilidade e o controle da Bros 160. Freios A nova Honda NXR 160 Bros 2015 será oferecida em duas versões, a ESD e a top ESDD, que ganhou um disco de freio na traseira com 210mm e um pistão. Toda Bros 160 terá freio a disco na dianteira com 240mm e dois pistões. Os freios estão bem dosados e transmitem confiança. O início do faturamento da nova Honda NXR Bros 160 ESDD está marcado para o dia 20 de novembro e além de oferecer 3 anos de garantia, ainda fará a troca de óleo grátis nas revisões periódicas.Com todas as mudanças, o modelo Utility On Off da Honda de entrada, a NXR 125 Bros KS deixa de ser fabricada e o modelo NXR 125 Bros ES continua na linha. Também não será mais produzida a versão ES para a Bros 160. A nova NXR 160 Bros será oferecida nas cores vermelha, branca e preta com preço sugerido de R$ 9.350 para a versão ESD (o mesmo valor que a Bros 150 ESD era vendida) e R$ 9.650 para a ESDD.

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