Museu Fan Club Honda, que funciona dentro do Centro de Educação no Trânsito Honda, em Indaiatuba (Osvaldo Furiatto Jr/AAN)
Para comemorar os 15 anos do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) de Indaiatuba, a fabricante inaugurou nesta terça-feira (23), o Fan Clube Honda, um museu com acervo de 43 exemplares de motocicletas, a maioria produzida no Brasil desde a abertura da fábrica em Manaus (AM).
Discurso de Issao Mizoguchi, presidente
da Honda no Brasil na abertura do Fan Club Honda
Na verdade, apenas um scooter CH 125 Spacy, de 1993, fabricado no Jápão é importado. O restante de 42 motos começam com a CG 125 de 1976 até a mais nova, uma CBX 250 Twister 2008.
As mais clássicas como a própria CG 125 da cor laranja de 1976, as CB 400, a XL 250 R e as CBX 750 atraíram mais o público. Mas é interessante ver modelos iguais de anos diferentes para perceber as mudanças estéticas e tecnológicas.
Para os amantes das motocicletas, e até os que não amam tanto assim, o museu também trás na memória momentos importantes da história do Brasil. Nada como lembrar, para outros descobrir, que a campanha de lançamento da primeira CG 125, tinha como garoto propaganda o Pelé.
Para muitos, cada exemplar em exposição remete a alguma lembrança, de anos difíceis como o período da ditadura, inflação e outros de muitas alegrias pessoais, como boas viagens realizadas com motocicletas. Até o presidente da Honda no Brasil, Issao Mizoguchi, lembrou de como gostava de pegar estrada com sua CBX 750 F preta, de 1986.
Museu
A inauguração do Fan Clube do CETH de Indaiatuba contou com a presenças ilustres, além de Mizoguchi, o prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira (PMDB) e os pilotos Alexandre Barros, que venceu no final de semana a primeira etapa GP 1000, em Interlagos e o piloto Nuno Narezzi de motocross e supercross também prestigiaram o lançamento.
Por enquanto, as visitas são apenas para convidados, mas a Honda tem planos de abrir a visitação para o público em geral no ano que vem.
CETH
Inaugurado em 1998, o CETH de Indaiatuba tem 31.700m² de área total dedicada a preparação de motociclistas para condução segura de motocicletas on e off-road, além de quadriciclos. Segundo a Honda, mais de 209 mil pessoas já passaram pelo Centro em treinamentos, palestras e test-ride, inclusive no treinamento de funcionários de empresas frotistas e públicas, como motociclistas do SAMU, bombeiros, policiais militares e do exército.
Desde 2006, a Honda conta tem uma unidade do CETH em Recife (PE) e está construindo outra em Manaus (AM). Além disso, mantém uma carreta que possibilita realizar cursos e treinamento em diferentes partes do País. A Honda prevê que a carreta passe por 10 cidades do Sul e Sudeste do Brasil ao longo deste ano com a realização das mesmas atividades realizadas nos CETH.
Treine em casa
Para ampliar ainda mais a disseminação de técnicas de pilotagem segura, a Honda dispõe de um portal intitulado (www.honda.com.br/harmonianotransito) para que os motociclistas tenham acesso a dicas de pilotagem segura, além de informações sobre cursos, palestras e eventos realizados pela empresa. Também são compartilhados matérias veiculadas na mídia, vídeos, exercícios e animações 3D, com dicas de trânsito para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. É possível, ainda, realizar o download de apostilas sobre técnicas fundamentais e avançadas de pilotagem com segurança, pilotagem off-road e de quadriciclos.
Clubinho Honda
O CETH ainda desenvolve uma atividade para despertar a consciência nas crianças.
O Clubinho Honda contribui para a educação no trânsito com alunos da educação infantil e ensino fundamental.
Os estudantes tem as aulas teóricas de forma lúdica com histórias em quadrinhos e games e práticas, que simulam situações vivenciadas no trânsito.
RELAÇÃO DAS MOTOS EM EXPOSIÇÃO NO FAN CLUB HONDA
C 100 BIZ 1998
C 100 DREAM 1992
CB 400 1982
CB 450 POLICIAL 1994
CB 450DX 1994
CB500 1999
CBR 450 SR 1994
CBX 150 AERO 1989
CBX 250 TWISTER 2008
BX 750F 1986
CBX 750 INDY 1994
CBX 750F 1987
CBX STRADA 200 1983
CG 125 1976
CG 125 1983
CG 125 ÁLCOOL 1981
CG 125 ECCO 1978
CG 125 EXPORTAÇÃO 1995
CG 125 FAN 2006
CG 150 SPECIAL EDITION 2006
CG150 SPORT 2005
CG 150 TITAN MIX 2010
CG CARGO 1989
CG TITAN 125 5 MILHÕES 2003
CG TITAN 125 1994
CG TITAN 150 2004
CG TITAN KS 2001
CG TODAY 1989
CH 125 SPACY 1993
DUTY XL 125 1987
ML 125 1978
NX 150 1992
NX 200 1994
NX 350 SAHARA 1991
NX FALCON 1999
NXR 125 BROS 2003
TURUNA125 SPORTS 1986
XL 125 S 1985
XL 250R 1982
XLR 125 2002
XLX 250R 1987
XLX 350R 1992
XR 200R 1997