Hoje é dia de Oscar (João Nunes)
Se não acontecer nenhuma surpresa, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) conquista nesta noite o prêmio de melhor filme na cerimônia de entrega das estatuetas da 87ª edição do Oscar. Com apresentação do ator Neil Patrick Harris, a festa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acontece no Teatro Dolby, em Los Angeles, com transmissão do TNT (canal pago, a partir das 23h) e da Rede Globo (aberto, depois do BBB15).
Com nove indicações, o longa do mexicano Alejandro González Iñárritu foi escolhido como o melhor pelo poderoso Sindicato dos Produtores (PGA, sigla em inglês) – os homens que dão as cartas em Hollywood. Só para se ter ideia, nos últimos seis anos, todos os escolhidos do PGA ganharam o Oscar (ver lista nesta página).
O Grande Hotel Budapeste, do americano Wes Anderson, também com nove indicações, esgotou há muito sua carreira no cinema. Além disso, a maior parte das categorias nominadas são técnicas; portanto, não terá fôlego para chegar.
Corre por fora – na verdade, o grande rival de Birdan –, O Jogo da Imitação, do norueguês Morten Tyldum, bom filme, no entanto, com temática pesada, o que não faz muito a cabeça de Hollywood.
Boyhood – Da Infância à Juventude, de Richard Linklater, outro que parecia ter força, depois de ganhar o Globo de Ouro e o Bafta (o Oscar inglês), ficou pelo caminho. Os críticos gostam mais dele do que a Academia. Portanto, não havendo surpresas, Birdman e Alejandro Iñárritu saem consagrados da festa de hoje à noite – ele ganhou o prêmio do Sindicato dos Diretores.
Há duas categorias nas quais a disputa será muito acirrada: a de ator e a de roteiro original. Na primeira, Michael Keaton (Birdman) surgiu como favorito depois de ganhar o Globo de Ouro. Porém, o ótimo Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo) ganhou o prêmio do Sindicato dos Atores.
E tem o excepcional Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação) e Steve Carell (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo). Os quatro estão bem. O Oscar bem que poderia dividir o prêmio em, pelo menos, dois para não ser tão injusto.
A segunda é de roteiro original, todos muito bons, mas quarteto Alejandro González Inarritu, Nicolas Giacobone, Alexander Dinelaris e Armando Bo, de Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), ou Richard Linklater, de Boyhood – Da Infância à Juventude, devem ficar com o prêmio.
Entre as atrizes, Marion Cotillard (Dois Dias, uma Noite), está impecável, mas já ganhou o prêmio com Piaf, em 2008. E não se explica porque Felicity Jones (A Teoria de Tudo) e Reese Witherspoon (Livre) foram indicadas. Nenhuma das duas tem qualquer momento brilhante que justifique.
Tudo leva a crer que, na quinta indicação, chegou a vez de Julianne Moore levar a estatueta, pois ganhou o Globo de Ouro, o Bafta e o prêmio do Sindicato dos Atores. Merecidíssimos prêmios, pois ela está ótima em Para Sempre Alice.
Entre os coadjuvantes, também veremos disputa pesada. Patricia Arquette (Boyhood – Da Infância à Juventude) ganhou o Globo de Ouro, mas Keira Knightley (O Jogo da Imitação) e Emma Stone (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) têm chances. Meryl Streep, na 19ª indicação, não leva. Mas vê-la em Caminhos da Floresta é o melhor do filme.
Os rapazes, igualmente, vão encarar boa briga. Edward Norton (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), Ethan Hawke (Boyhood – Da Infância à Juventude) e Mark Ruffalo (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo) se saem muito bem, mas o favorito é J.K. Simmons (Whiplash: Em Busca da Perfeição), que já ganhou o Globo de Ouro.
Por fim, duas categorias que nos interessam muito: filme estrangeiro e documentário. Na primeira, o bom Relatos Selvagens (Argentina) já está premiado com a indicação, pois os favoritos são Leviatã (Rússia) e Ida (Polônia). Este também indicado pela fotografia. Na segunda, fica apenas a torcida pelo franco-ítalo-brasileiro O Sal da Terra, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado sobre o fotógrafo mineiro Sebastião Salgado.
Baixos orçamentos
O Oscar 2015 entrará para a história como aquele que consagrou produções de baixo orçamento (para os padrões americanos) e menos comerciais; portanto, mais ao gosto da crítica que do público. Dos oito candidatos ao melhor filme, cinco se enquadram nessa classificação: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), Boyhood – Da Infância à Juventude, O Grande Hotel Budapeste, Whiplash – Em Busca da Perfeição e O Jogo da Imitação.
Outra característica (que se repete de 2014) são os filmes baseados em histórias reais. No ano passado eram seis dos nove indicados a melhor filme; neste, é a metade dos oito: Sniper Americano, O Jogo da Imitação, Selma e A Teoria de Tudo. Porém, há indicados em outras categorias que também se baseiam em fatos, caso de Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo, Invencível e Livre.
Saiba Mais *
Os sete últimos ganhadores do Prêmio do Sindicato dos Produtores
2008 – Onde os Fracos não têm Vez
2009 – Quem quer ser um Milionário?
2010 – Guerra ao Terror
2011 – O Discurso do Rei
2012 – O Artista
2013 – Argo
2014 – 12 Anos de Escravidão e Gravidade
2015 ¬– Birdman
* Até 2014, todos ganharam o Oscar
Quem ganha? Nove apostas do Caderno C
Filme
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Direção
Alejandro González Iñárritu – Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Atriz
Julianne Moore (Para Sempre Alice)
Ator
Michael Keaton (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Atriz coadjuvante
Patricia Arquette (Boyhood – Da Infância à Juventude)
Ator coadjuvante
J.K. Simmons (Whiplash: Em Busca da Perfeição)
Roteiro original
Richard Linklater (Boyhood – Da Infância à Juventude)
Roteiro adaptado
O Jogo da Imitação
Filme estrangeiro
Leviatã (Rússia)
Saiba mais
Confira os 24 indicados ao Oscar 2015
Filme
Sniper Americano
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Boyhood – Da Infância à Juventude
O Grande Hotel Budapeste
O Jogo da Imitação
Selma
A Teoria de Tudo
Whiplash – Em Busca da Perfeição
Direção
Alejandro G. Iñárritu (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Richard Linklater (Boyhood – Da Infância à Juventude)
Bennett Miller (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo)
Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste)
Morten Tyldum (O Jogo da Imitação)
Atriz
Marion Cotillard (Dois Dias, uma Noite)
Felicity Jones (A Teoria de Tudo)
Julianne Moore (Para Sempre Alice)
Reese Witherspoon (Livre)
Rosamund Pike (Garota Exemplar)
Ator
Steve Carell (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo)
Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação)
Michael Keaton (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)
Bradley Cooper (Sniper Americano)
Atriz coadjuvante
Patricia Arquette (Boyhood – Da Infância à Juventude)
Keira Knightley (O Jogo da Imitação)
Emma Stone (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Meryl Streep (Caminhos da Floresta)
Laura Dern (Livre)
Ator coadjuvante
Edward Norton (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Ethan Hawke (Boyhood – Da Infância à Juventude)
J.K. Simmons (Whiplash: Em Busca da Perfeição)
Mark Ruffalo (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo)
Robert Duvall (O Juiz)
Roteiro original
Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste)
Gillian Flynn (Garota Exemplar)
Alejandro González Inarritu, Nicolas Giacobone, Alexander Dinelaris, Armando Bo, (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Richard Linklater (Boyhood – Da Infância à Juventude)
Dan Gilroy (O Abutre)
Roteiro adaptado
Sniper Americano
O Jogo da Imitação
Vício Inerente
A Teoria de Tudo
Whiplash: Em Busca da Perfeição
Canção original
Everything Is Awesome, Shawn Patterson (Uma Aventura Lego)
Glory, John Stephens e Lonnie Lynn (Selma)
Grateful, Diane Warren (Além das Luzes)
I’m not Gonna miss You, Glen Campbell e Julian Raymond (Glen Campbell… I’ll Be Me)
Lost Stars, Gregg Alexander e Danielle Brisebois (Mesmo Se Nada Der Certo)
Fotografia
Emmanuel Lubezki (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Robert Yeoman (O Grande Hotel Budapeste)
Lukasz Zal e Ryszard Lenczewski (Ida)
Dick Pope (Sr. Turner)
Roger Deakins (Invencível)
Longa de animação
Operação Big Hero
Os Boxtrolls
Como Treinar o Seu Dragão 2
Song of the Sea
O Conto da Princesa Kaguya
Filme estrangeiro
Relatos Selvagens (Argentina)
Ida (Polônia)
Leviatã (Rússia)
Tangerines (Estônia)
Timbuktu (França/Mauritania)
Documentário
O Sal da Terra
Citizenfour
A Fotografia Oculta de Vivian Maier
Last Days in Vietnam
Virunga
Edição
Sniper Americano
Boyhood – Da Infância à Juventude
O Grande Hotel Budapeste
O Jogo da Imitação
Whiplash
Trilha sonora original
O Grande Hotel Budapeste (Alexandre Desplat)
O Jogo da Imitação (Alexandre Desplat)
Interestelar (Hans Zimmer)
Sr. Turner (Gary Yershon)
A Teoria de Tudo (Jóhann Jóhannsson)
Figurino
O grande Hotel Budapeste
Vício Inerente
Caminhos da Floresta
Malévola
Sr. Turner
Cabelo e maquiagem
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
O Grande Hotel Budapeste
Guardiões da Galáxia
Desenho de produção
O Grande Hotel Budapeste
O Jogo da Imitação
Interestelar
Caminhos da Floresta
Sr. Turner
Edição de som
Sniper Americano
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
Interestelar
Invencível
Mixagem de som
Sniper Americano
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Interestelar
Invencível
Whiplash: Em Busca da Perfeição
Efeitos visuais
Capitão América 2: O Soldado Invernal
Planeta dos Macacos: O Confronto
Guardiões da Galáxia
Interestelar
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
Documentário curta-metragem
Crisis Hotline: Veterans Press 1
Joanna
Our Curse
The Reaper (La Parka)
White Earth
Curta de animação
The Bigger Picture
The Dam Keeper
O Banquete
Me and My Moulton
A Single Life
Curta de ficção
Aya
Boogaloo and Graham
Butter Lamp – La Lampe au Beurre de Yak
Parvaneh
The Phone Call
*Publicado no Correio Popular de Campinas em 22/2/2015