Espetáculo infanto-juvenil usa o lúdico para falar de assuntos difíceis
A Cia. Escaramucha de Teatro, do Rio de Janeiro, apresenta a peça “Histórias que o Eco Canta”, no Teatro do Sesi, em São José do Rio Preto, neste fim de semana. O espetáculo para o público infanto-juvenil terá sessões gratuitas neste sábado (1º), às 16h, e domingo (2), às 10h e 16h.
A peça se baseia em três contos escritos pelo escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900): “O Aniversário da Infanta”, “O Rouxinol e a Rosa” e “O Gigante Egoísta”. O grupo tenta passar às crianças, com sutileza e sensibilidade, temas difíceis da vida, como morte, amor, solidão e poder.
Os atores são narradores e personagens, e contam as narrativas ao mesmo tempo, sem que uma interfira na outra. Para insinuar as mudanças de papéis, eles usam figurino básico, em tons terrosos, e em certos momentos adereços coloridos.
O elenco também executa a trilha sonora ao vivo e usa bonecos de jornal, reforçando o caráter lúdico do projeto. “As crianças costumam lidar melhor com as temáticas do que os próprios adultos”, diz o ator Rômulo Rodrigues.
O texto e a direção ficam por conta de Ilo Krugli. Argentino naturalizado brasileiro, ele se tornou uma das principais figuras do teatro para crianças no País e fundou o grupo Teatro Ventoforte, na década de 1970. Esta não é a primeira montagem de “Histórias que o Eco Canta”. O trabalho original é de 1993 e recebeu prêmios como o Troféu Mambembe.
A versão atual estreou em março de 2012, na capital fluminense, e acaba de iniciar a circulação pelo interior do Rio e de São Paulo. Este é o quinto espetáculo do repertório da Cia. Escaramucha de Teatro, que completa dez anos em julho. Mas é a primeira vez que o grupo se apresenta em Rio Preto.
Serviço
Data: 01 e 02/06
Horário: Sábado (1º), às 16h, e Domingo (2), às 10h e 16h.
Local: Teatro do Sesi, Avenida Duque de Caxias, 4656 - Vila Elvira.
Entrada: Grátis, mas é preciso retirar os convites meia hora antes.
Informações: (17) 3224-6611.