Estoque baixo de sangue já provoca adiamento de cirurgia eletiva no Hospital de Clínicas
Funcionária do Hemocentro mostra estoque baixo de bolsas de sangue (Luís Augusto/AAN)
O estoque do Hemocentro de Ribeirão Preto está com apenas 3% da quantidade considerada ideal para atender a demanda mensal de seis hospitais públicos e particulares da cidade - Hospital das Clínicas (Campus e Unidade de Emergência), Santa Casa, Beneficência Portuguesa, Hospital Estadual e São Lucas.
A falta de sangue começou a acarretar problemas mais graves ainda e o HC confirmou, em nota oficial, que o baixo estoque já provocou remarcação de uma cirurgia eletiva (que pode ser agendada).
“Atualmente estamos com 120 bolsas de sangue, mas para conseguir atender com perfeição aos hospitais de Ribeirão que cedemos o sangue nós precisaríamos de pelo menos 3,6 mil bolsas”, revelou Andrea Cristina Tomás Granziol, analista de comunicação do Hemocentro, que ressaltou a situação crítica. “A queda do estoque começou a piorar cada vez mais nos últimos cinco dias e estamos ligando para doadores cadastrados nos ajudar", afirmou.
Só o Hospital das Clínicas consome em média uma quantidade aproximada de duas mil bolsas de sangue por mês, portanto, há o risco de que novas cirurgias eletivas possam ser canceladas ou adiadas. “Para você ter uma ideia só um transplante de fígado precisa de 50 bolsas de sangue ou em uma cirurgia de medula óssea são necessárias 100 bolsas. Não dá para acompanhar e precisamos urgentemente de doações", disse Andrea.
Todos os grupos sanguíneos apresentam quantidade muito abaixo do normal no estoque, mas o tipo com situação mais crítica é o O Negativo, que contava com apenas duas bolsas até esta terça-feira (14). Ele é o doador universal.
O que dificulta ainda mais a situação da escassez de sangue é que o Hemocentro é responsável também por atender 33% dos hospitais de todo o Estado de São Paulo. São 110 unidades, em mais de 200 cidades. De acordo com o serviço, são necessários cerca de nove mil bolsas de sangue para atender a todos os hospitais.
Pontos de coleta
O Hemocentro pede a colaboração da população para amenizar a falta de sangue e disponibiliza dois pontos de coleta. A unidade no campus da USP, na Rua Tenente Catão Roxo, 2501, Monte Alegre, funciona das 7h às 13h, todos os dias, inclusive feriados. O outro local é na Rua Quintino Bocaiúva, 470, Centro, das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira e aos domingos e feriados das 7h às 13h, fechado somente aos sábados.
Os doadores precisam ter entre 18 e 67 anos e gozar de boa saúde. O homem deve ter mais de 50 kg, pode doar a cada 60 dias e no máximo quatro vezes ao ano, enquanto que as mulheres precisam ter mais de 51 kg, podem doar a cada 90 dias e até três vezes ao ano.