Palavra de líderes religiosos a fiéis serve para quebrar tabus de novos doadores
Para doar sangue, basta procurar o Hemocentro de sua cidade (Agência Brasil)
O Hemocentro de Ribeirão Preto vai intensificar a parceria com igrejas para ampliar a participação dos fiéis na conscientização sobre a importância da doação de sangue. A estratégia vem sendo adotada desde o segundo semestre do ano passado e já foi levada aos mais variados segmentos religiosos.
“Já fomos muito bem recebidos pelos representantes das igrejas católicas, evangélicas e espíritas, entre outras, e isso nos deixa muito animados”, afirmou a diretora de comunicação social do Hemocentro, Maria Inah Junqueira.
Um dos objetivos principais da ação é promover um trabalho de médio a longo prazo, que buscará novos doadores de sangue. “Nós levamos cartazes e folhetos do Hemocentro e cada um dos líderes dessas religiões falam sobre a doação e nos ajudam a quebrar alguns tabus”, disse Maria, que ressalta ainda que a falta de informação dificulta a coleta de novos doadores. “Existe ainda a grande barreira que é o medo de agulha de algumas pessoas. Tem gente que acha que vicia, causa mudanças de peso, mas isso tudo não é verdade.”
A próxima etapa das parcerias é chegar até frequentadores de academias de Ribeirão Preto. Para quem quiser mais informações ou agendar a doação de sangue, basta ligar no telefone 0800-9796049. O Hemocentro da cidade atende em dois postos de coleta. Na unidade próxima ao campus da USP, na rua Tenente Catão Roxo, 2.501, no bairro Monte Alegre, e na rua Quintino Bocaiuva, 470, no Centro.