Modelo adota o estilo retrô em uma máquina moderna e equipada com motor de 1.600 cm³
Harley Davidson Blackline adota o estilo retrô em uma máquina moderna (Osvaldo Furiatto Jr/AAN)
Os braços e pernas esticados e o vento sendo rasgado pelo motor de 1.600 cm³. Essa é a sensação que marca a experiência de pilotar a Harley Davidson Blackline. Integrante da família Softail, o modelo Dark Custom, atrai a atenção pelo perfil longo e baixo, com longos garfos, guidão largo e reto, uma roda dianteira de 21 polegadas com pneu fino e as pedaleiras avançadas.
Aqui o piloto tem a confirmação do conceito de que muitas vezes, menos é mais. O perfil que aparenta ser simples, mas agrada muito por trazer na memória as incrementadas motos chopper que foram febre nos anos 1970, principalmente nos EUA.
Ao acelerar a moto, o espírito de liberdade toma conta, ainda mais ouvindo o ronco forte que vai transformando em música toda força desempenhada pelo motor com dois cilindros em V refrigerado a ar.
A Harley Davidson não revela a cavalaria de suas máquinas, mas pode ter certeza, tem potência suficiente para fazer a adrenalina subir. Apesar de que, o maior prazer proporcionado durante uma semana de avaliação, foi mesmo a condução em baixas velocidades.
Com uma boa distribuição do peso e o baixo centro de gravidade, a Blackline é fácil de conduzir na cidade e na estrada é melhor ainda, afinal, a sexta marcha é over-drive, onde a moto tem mais velocidade com menor rotação.
A parte complicada ocorre durante as paradas em semáforos, onde o calor do motor aquece as pernas.
Grande parte do visual retrô da máquina vem dos amortecedores traseiros que ficam escondidos e lembram os modelos hardtail (rabo duro), onde o amortecimento das motos eram as molas que ficavam embaixo do assento.
A Harley Davidson Blackline 2013 vem equipada com freios ABS e tem preço base que varia de R$ 43.200 a R$ 44.700.
Ponto negativo
A moto é praticamente para uma pessoa, pois o banco do garupa é muito pequeno e quase sem espuma. Quem quiser levar uma garupa precisará comprar um banco especial.
Ponto positivo
A grande força do motor Twin Cam 96B em conjunto com um câmbio bem escalonado que dispensa as constantes trocas de marchas e responde sempre com rapidez.