Ainda não há previsão para chuvas na cidade; prevenir efeitos do tempo seco é essencial
Nesta terça-feira (14), Ribeirão Preto completa um mês sem chuvas. A estiagem prolongada, que afeta boa parte da região Sudeste do País, deve continuar por um bom tempo, segundo o Somar Meteorologia – que faz medições de clima e temperatura para a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
“Ribeirão deve receber frentes frias neste fim de semana e no fim do mês, mas elas não terão umidade suficiente para trazer chuvas”, disse a meteorologista Patrícia Vieira.
A falta de chuva leva a umidade do ar para níveis mais baixos – nesta terça, o índice chegou a 36% em Ribeirão, segundo a Cetesb – e pode provocar problemas de saúde.
As conseqüências mais comuns do tempo seco para a saúde vão desde ardência e irritação nos olhos e garganta e boca seca, podendo ser evoluir para casos mais graves em pessoas que já tenham alguma doença crônica, como asma, causando crises de tosse e o agravamento da doença.
Para evitar ou minimizar a ocorrência de problemas de saúde em decorrência do tempo seco, a Secretaria de Estado da Saúde indica uma lista de cuidados. Segundo o órgão, as internações aumentam cerca de 30% nessa época. A maior parte de crianças de 0 a 14 anos, seguida por homens e depois mulheres.
“Para aliviar os sintomas é necessário beber bastante líquido, lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico, evitar exercícios físicos ao ar livre, principalmente entre 10h e 17h nos dias com baixa umidade do ar e evitar lugares fechados e de grande aglomeração”, recomenda o pneumologista Fábio Muchão.
DICAS
- Ingerir bastante líquido (a não ser em caso de alguma restrição);
- Não faça exercícios físicos entre as 10h e 17h quando a umidade do ar estiver baixa;
- Deixe um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir;
- Não use o umidificador elétrico por muitas horas seguidas. O ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor;
- Lave as narinas com soro fisiológico e/ou faça inalações com o mesmo produto;
- Mantenha os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira;
- Evite frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas, como shoppings-centers, supermercados e cinemas.