De segunda (13) a sexta-feira (17), todas as unidades de pré-escolas e Núcleos de Educação Infantil Municipal (Neims) da rede de ensino terão reforço no incentivo à leitura
Um dos projetos de sucesso na rede municipal que tem estimulado as crianças a gostarem do mundo dos livros é o "Lê Pra Mim?" ( Divulgação)
Em razão do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril – data em que Monteiro Lobato faria 131 anos de idade – a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza a Semana do Livro Infantil, na próxima semana. De segunda (13) a sexta-feira (17), todas as unidades de pré-escolas e Núcleos de Educação Infantil Municipal (Neims) da rede de ensino terão reforço no incentivo à leitura. A proposta da Semana em alusão ao Dia Nacional do Livro é de que os alunos conheçam novas histórias lendo os livros, mas também trabalhando a importância da figura de um leitor, que é normalmente um adulto do seu convívio. De acordo com a coordenadora de Pré-escola da Prefeitura, Regina Lúcia Rodrigues, cria-se um ato de afeto e de carinho entre o livro, a pessoa que lê e a criança que ouve. A proposta é despertar na criança uma vontade de compreender assuntos pouco conhecidos, como nascimento, morte, separação, crescimento, entre outros. Segundo ela, os livros também são uma grande parte do processo de educação: o Ler e Escrever. “Proporcionar a criança esse acesso à leitura, é possibilitar experiências essenciais que as auxiliarão em sua vida adulta e profissional, desenvolvendo habilidades e competências leitoras, levando à criança um bem cultural: que é a linguagem.” Lê Pra Mim? – Um dos projetos de sucesso na rede municipal que tem estimulado as crianças a gostarem do mundo dos livros é o “Lê Pra Mim?”. A Diretoria de Educação Infantil incentiva o hábito da leitura nos Neims e Pré-escolas com o projeto, que ocorre durante todo o ano letivo. Com um acervo de 206 livros, o “Lê Pra Mim?” é dividido em dois baús. No total, 82 destes livros são novos e oriundos da parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação Itaú Social. Por meio de colaboradores, a Fundação faz doações para as instituições. Cada baú permanece por duas semanas na unidade escolar, em um período que garante o contato dos professores e crianças com todo o conjunto de livros. O foco deste ano nos núcleos está nas ilustrações. Crianças e professores são direcionados a analisar as marcas escritas transformadas em figuras. Já na Pré-escola, os professores estão convidados a trocar, entre si, impressões sobre os títulos dos livros. Eles são aconselhados a escrever pequenas resenhas sobre a leitura e escolha do título.