Se vencer o time carioca, neste sábado, às 16h, Bugre chega aos 9 pontos e retorna à zona de classificação da chave
O Guarani entra em campo, neste sábado (20), às 16h, querendo colocar em prática a lei da compensação. Após amargar um empate dentro de casa diante do Grêmio Barueri, o Bugre vai tentar contra o Macaé, no Estádio Cláudio Moacyr, recuperar os pontos que deixou de ganhar como mandante. Além disso, uma vitória, independente dos outros resultados da chave, recoloca o alviverde no G4 do Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro ao término da 5ª rodada. Atual sexto colocado, o Guarani tem seis pontos — mesma pontuação do rival —, mas está uma posição atrás devido aos critérios de desempate. Os quatro primeiros de cada chave garantem vaga na próxima fase.
Apesar do campeonato ainda não estar em um estágio avançado, todos sabem que é necessário pontuar a todo momento, principalmente para evitar que os rivais se desgarrem na tabela. "O empate em casa não estava nos nossos planos, por isso precisamos da vitória a qualquer custo para não nos distanciarmos do G4", alerta o lateral-direito Jefferson Feijão. "É trabalhar para buscar esses pontos fora e evitar que o time oscile no campeonato", orienta.
"Se tivéssemos vencido em casa, tudo estaria as mil maravilhas", comenta o volante Simião. "Mas agora temos que ganhar fora e reverter a situação. O Macaé perdeu o último jogo (3 a 0 para o Betim) e também tem a responsabilidade de ganhar. Esse é um fator que podemos explorar. Precisamos ter a mesma postura e tranquilidade porque uma hora vai surgir a oportunidade e vamos fazer o resultado", completa o volante.
Ainda que a vitória seja uma obsessão por parte dos bugrinos, o técnico Tarcísio Pugliese nega que exista pressão extra para a partida deste sábado. "É a mesma pressão de todos os outros jogos. Em casa, tivemos um resultado que não queríamos, mas fomos buscar pontos contra o Caxias e o Madureira (ambos 0 a 0). Isso de precisar ganhar em casa e empatar fora é uma questão de cultura do futebol", destaca o treinador. "Quando for bom valorizar isso, vamos valorizar, mas é cultura. Os três pontos que a gente vai buscar em Macaé são os mesmos que podemos conquistar aqui no Brinco", compara o comandante.
Para o duelo diante do time fluminense, Pugliese promove três alterações na equipe. Simião, recuperado de contusão, fica com a vaga de Careca, e Rossini entra no lugar de Laionel após cumprir suspensão. Quem também está confirmado é o meia Fumagalli, que ganha a posição de Romário. Outra novidade estará no banco de reservas. Regularizado, o atacante Henan treinou bem durante a semana e tem boas chances de entrar no decorrer da partida e fazer sua estreia pelo Guarani.