NO BRINCO

Guarani reencontra algoz da queda para a Série C

Pela sexta rodada do Campeonato Paulista, Bugre encara o São Caetano, nesta quarta-feira, às 19h30

Carlos Rodrigues
06/02/2013 às 07:10.
Atualizado em 26/04/2022 às 05:38

Dia 24 de novembro de 2012. O Guarani perde para o São Caetano por 2 a 1 no Brinco de Ouro e é rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Depois de 74 dias, as duas equipes voltam a se enfrentar no mesmo palco. E embora não esteja em jogo a sobrevivência, a partida desta quarta-feira (06/02), às 19h30, é de caráter decisivo para o Bugre. Com apenas um ponto conquistado em cinco rodadas do Campeonato Paulista, o alviverde começa a ser assombrado pelo fantasma de uma nova queda e sabe que o começo da reabilitação não pode ser mais adiado. No discurso de todos, a necessidade de uma vitória diante do Azulão fica ainda mais evidente.

"Precisamos somar esses três pontos mais do que ninguém, não tem jeito. Jogamos em casa e vencer essa partida é determinante para a gente dar uma aliviada na tabela. O Paulistão é um campeonato muito difícil, cada jogo é uma decisão e para nós mais ainda", avisa o técnico Branco, que segue preocupado com o estado emocional do grupo. "Temos que ser fortes em todos os aspectos. É um momento de pressão, mas quem está aqui tem que saber administrar e conviver com isso para sairmos dessa situação."

Como tem sido rotina, o time será alterado novamente. Insatisfeito com a produção da equipe na derrota para o Botafogo, Branco promoverá três mudanças, embora mantenha o esquema 3-5-2.

Na defesa, Thiago Matias entra no lugar de Leandro Souza e no meio de campo Dener retoma a posição no lugar de Boiadeiro. A principal novidade é a estreia de Thiago Gentil. Contratado no último sábado (02/02), ele teve sua documentação regularizada nesta terça-feira (05/02) e ficará com a vaga de Eusébio, sendo o responsável pela armação da equipe.

Thiago Matias, que ganha uma oportunidade entre os titulares pela primeira vez, afirma que o jogo desta quarta tem que ser o da retomada. "Vamos deixar esses cinco jogos para trás e tentar fazer uma grande partida para reerguer o moral. Será um jogo difícil, o São Caetano tem qualidade, mas vamos dar a vida, fazer de tudo para vencer e começar a reverter esse quadro", diz.

GENTIL ASSUME A RESPONSABILIDADE

Quatro dias de clube, um coletivo ao lado dos novos companheiros e vaga assegurada na equipe. É assim, de maneira meteórica, que o meia-atacante Thiago Gentil estreia nesta quarta com a camisa do Guarani. Com a situação regularizada, o jogador está confirmado pelo técnico Branco no time titular que enfrenta o São Caetano.

A pressa em contar com o atleta e a urgência em escalá-lo se justificam. Sem contar com Fumagalli — ainda vetado pelo departamento médico —, Branco sofre para encontrar alguém que atue na articulação. Por isso, a aposta na qualidade e na experiência de Gentil.

Mesmo sem estar no estado físico ideal, o meia não foge da responsabilidade. "Eu estou preparado, espero cobrir essa ausência do Fumagalli com a minha técnica e muito esforço. Nesse momento temos que procurar ajudar e assumir a responsabilidade. Não tem tempo para esperar melhorar fisicamente ou adquirir ritmo de jogo. O momento é de se unir e passar pelas dificuldades", afirma.

O estreante, no entanto, sabe que sozinho não resolverá nada. "Eu não sou o salvador, dependo dos outros companheiros, o coletivo é o mais importante. Todo mundo precisa correr atrás, sem dar um algo a mais, não vai adiantar nada."

O Guarani confirmou nesta terça a contratação do zagueiro Cássio, de 26 anos, que defendeu o Avaí no ano passado. O jogador realizou exames médicos e esteve com o grupo que treinou em Jaguariúna. Com a chegada de Cássio, o Bugre fica com sete opções para a zaga.

ATRAÇÃO

Outra atração do duelo que acontece no Brinco de Ouro estará no lado adversário. O experiente meia Rivaldo, de 40 anos, está relacionado e fará sua estreia no São Caetano. O jogador recebeu o aval dos responsáveis pelo departamento físico do Azulão e estará em campo, pelo menos por alguns minutos no segundo tempo. "Ele se colocou à disposição para ajudar, mas não em condições de atuar os 90 minutos", explicou o técnico Geninho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por