Bugre precisa vencer a equipe sergipana, nesta quarta, às 20h30, por dois ou mais gols de diferença para avançar
A dor pelo rebaixamento no Paulistão ainda machuca e a ferida vai demorar a ser cicatrizada, mas o Guarani tem, nesta quarta-feira (17/04), a missão de evitar mais um vexame. Para isso, o Bugre precisa passar pelo Confiança (SE) e avançar à segunda fase da Copa do Brasil. O jogo acontece às 20h30, no Estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira, já que o Brinco de Ouro não foi liberado a tempo de sediar o duelo.
O Guarani perdeu por 1 a 0 o jogo de ida. Por isso, somente uma vitória por dois ou mais gols de diferença classifica o alviverde no tempo normal. Caso o Bugre ganhe por 1 a 0, a definição será nos pênaltis. Qualquer outro resultado classifica o time sergipano. Quem passar ganha R$ 150 mil e enfrenta Fortaleza ou Luziânia, que empataram no jogo de ida e também definem a vaga nesta quarta. Se for eliminada, a equipe campineira encerra sua participação no Paulistão no domingo (21/04) e depois só volta a campo no dia 2 de junho, na estreia da Série C.
Segundo o técnico interino Paulo Pereira — que faz seu último jogo no comando do clube antes de ir para o Náutico — uma boa vitória e a classificação podem dar esperanças de um futuro melhor para o Bugre. "Temos que voltar a vencer, trazer esperança ao torcedor e fazer com que ele acredite de novo. Uma nova história pode ser construída", afirma o treinador. "Todo mundo está muito focado. Esse jogo pode salvar o semestre do Guarani. Pra imagem não ficar tão ruim, a classificação na Copa do Brasil cairia como uma luva", destaca o lateral-esquerdo Marquinhos.
Um dos critérios de desempate da competição é o gol marcado fora de casa. Como não conseguiu balançar a rede em Aracaju, o Guarani sabe que se levar um gol, a situação ficará ainda mais complicada. O Bugre disputou 19 partidas na temporada e em apenas uma o time saiu de campo sem ser vazado. "Uma das batalhas que temos enfrentado é essa: conseguir terminar um jogo sem levar gol", reconhece Pereira. A chance do duelo ser definido nos pênaltis é grande e, por isso, o time treinou várias cobranças e o aproveitamento, nesta terça-feira (16/04), foi bom.
O Bugre terá modificações. Diante da necessidade da vitória, o treinador irá escalar dois meias e dois atacantes. Cadu ganha uma vaga, assim como Fernando Gaúcho, que entra no lugar de Ronaldo Mendes. Por outro lado, a equipe teve duas baixas no treino desta terça. O zagueiro Anderson e o lateral-direito Oziel saíram lesionados. Os garotos Marcinho e Paulão entram.