Bugre firmou união com a Fedato Esportes LTDA, empresa especializada em fisiologia do exercício
O alto número de contusões foi um dos principais problemas do Guarani no ano passado e segue dando as caras nos primeiros meses da atual temporada. Só em 2013, quatro jogadores já desfalcaram o time por lesões musculares (Thiago Matias, Oziel, Marquinhos e Siloé). Para tentar reduzir os efeitos negativos desse problema, o clube firmou uma parceria com a Fedato Esportes LTDA, empresa especializada em fisiologia do exercício, que fará um acompanhamento de todos os atletas com o objetivo de diminuir substancialmente o número de contusões.
A empresa, que fará o trabalho no Guarani sem custos para o clube, realiza o mesmo tipo de projeto no Corinthians, no São Caetano, na seleção brasileira de futsal e na preparação física de árbitros da Federação Paulista de Futebol. "É um trabalho especificamente na área de fisiologia, que tem como principal objetivo a recuperação dos atletas, analisando as cargas de trabalho para que a gente possa otimizar os treinamentos e minimizar o máximo possível o número de lesões", explica o fisiologista Guilherme Rodrigues, um dos sócios da empresa.
Segundo Rodrigues, os treinamentos do Guarani serão acompanhados minuciosamente, para que haja uma avaliação completa de todos os jogadores. "Teremos um profissional da empresa diariamente aqui. Todas as sessões de treinamento serão monitoradas e, com isso, vamos tentar individualizar a necessidade de cada um. Dentro dessa realidade, vamos trazer as respostas e buscar uma solução para que todos os atletas estejam à disposição e num nível físico de excelência", afirma.
O início do projeto vem ao encontro com uma das principais necessidades encontradas pela atual comissão técnica do Guarani. O preparador físico bugrino Sandro Graham, que chegou ao clube junto com o técnico Branco, mostra preocupação com o alto índice de jogadores lesionados.