Iniciativa vai homenagear professores de escolas públicas e particulares que se destacam pela criatividade
Cecília Pavani na cerimônia de premiação dos trabalhos em 2012 (Dominique Torquato/22nov2912/AAN)
O projeto Correio Escola Multimídia, do Grupo RAC, lança hoje a terceira edição do Prêmio Experiência 10, com o objetivo de reconhecer e premiar professores dos ensinos Fundamental e Médio que desenvolvam atividades criativas e com resultados comprovados em escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Semanalmente, a partir do dia 14 de maio, o Correio Popular vai publicar, todas as terças-feiras, uma reportagem sobre uma experiência desenvolvida por um educador. Até o dia 12 de maio, os professores que queiram participar devem se inscrever no site www.correioescola.com.br.
Uma comissão de educadores e comunicadores vai selecionar, entre todos os inscritos, 14 iniciativas que se destaquem em termos de criatividade, envolvimento de alunos e professores, resultados e preocupação com o conteúdo programático. Essas iniciativas serão mostradas nas reportagens até o dia 13 de agosto, quando começará o julgamento dos projetos retratados no jornal. Em setembro, será feita a premiação. Os professores responsáveis pela melhor iniciativa vinda da escola pública e a melhor da escolha particular receberão um notebook como prêmio. O Experiência 10 também vai premiar, com uma câmera fotográfica, o segundo colocado. Para o terceiro colocado será concedida uma assinatura do Correio Popular Digital pelo período de um ano.
Para participar, o professor responsável pela atividade deve se inscrever, preenchendo uma ficha com dados pessoais e da escola em que trabalha, além de um descritivo de 30 a 40 linhas sobre a atividade desenvolvida. O relato deve conter resumidamente justificativa, objetivos, conteúdos desenvolvidos, metodologia, resultados e avaliação da aprendizagem dos alunos. O regulamento completo também já está disponível no site de inscrição.
Criatividade
Embora o Grupo RAC mantenha há 21 anos um projeto que incentiva a leitura de jornais nas escolas e o uso de suportes midiáticos como ferramenta didática, para participar do Experiência 10, a atividade não necessariamente precisa usar a mídia na sala de aula. “Queremos dar destaque para o trabalho do professor que é criativo, usando quaisquer recursos. É uma forma de mostrar que, embora a realidade das escolas e da educação não seja a ideal, o protagonismo do professor pode alterar os rumos”, explica a coordenadora geral do Correio Escola Multimídia, Cecília Pavani.
Nos anos anteriores, as experiências retratadas abordaram assuntos e práticas diversas, que envolviam, por exemplo, desde novas formas de ensinar matemática, utilizando para isso ferramentas tecnológicas e jogos, até mesmo a conscientização para o trabalho voluntário e o envolvimento com questões sociais.