Serviço traz informações históricas sobre o destino, roteiros para os diferentes tempos de estadia, agenda de eventos e festivais, dicas de passeios, compras, hospedagem e lugares para comer
Passeio de charrete em Tiradentes: cidade bucólica bem ao estilo mineiro (Grupo Tiradentes Mais/Divulgação)
Quem escolhe Tiradentes como destino conta com um auxílio extra para programar a visita à cidade a partir de agora. O site www.tiradentesmais.com.br, lançado oficialmente na semana passada, traz informações históricas sobre o destino, roteiros para os diferentes tempos de estadia, agenda de eventos e festivais, dicas de passeios, compras, hospedagem e lugares para comer.
A iniciativa é de um grupo de vinte empresários da cidade, dos ramos de hotelaria, gastronomia, indústria de móveis e artesanato, que, sob a marca Tiradentes Mais, se uniram há cerca de um ano para incentivar o turismo.
O grupo também lançou um cartão fidelidade, chamado de “Experimente Ser Mais” que dá direito a prêmios aos clientes mais assíduos. É preciso frequentar oito dos 20 estabelecimentos do grupo e juntar um selo de cada lugar para completar o cartão que é, então, depositado em uma urna. O turista participa do sorteio de itens como hospedagem e jantar e móveis rústicos e artesanato produzidos na cidade.
Para o empresário Ted Dirickson, um dos integrantes do grupo, a melhor definição para o Tiradentes Mais é a de uma cooperativa de marketing. “Para nós a cidade está em primeiro lugar, pois ela é a chance de crescermos no nosso negócio. Mas esse crescimento tem que ser sustentável e devolver algo à cidade. Por isso a nossa primeira intenção é divulgá-la internacionalmente para criar demanda”, afirma. De acordo com o prefeito de Tiradentes, Ralph Justino, a iniciativa da união de empresários para estimular o turismo é inédita na cidade.
A ideia do site e do cartão, segundo a empresária Gabriela Barbosa, também pertencente ao grupo, é atingir um público que ainda não foi à cidade, mas, além disso, fazer com que o público que já a visitou retorne mais vezes. “Tiradentes é uma cidade que você descobre, onde cada cantinho conta uma história, mostra uma beleza, algo novo. Por isso a proposta do Tiradentes Mais é “experimente ser mais”. Quem não conhece vai descobrir a cidade, quem já conhece vai enxergá-la de maneira diferente”, diz. A empresária estima que o cartão e o site gerem um aumento de 30% nas vendas.
Para identificar os estabelecimentos pertencentes ao grupo, o turista deve procurar placas com o símbolo da marca fixadas nas fachadas. Segundo o criador da marca Tiradentes Mais, Gustavo Greco, o símbolo em vermelho que representa o grupo e que contém as inicias T e M tem inspiração na arquitetura típica da cidade. As casas de janelas coloridas e portas altas têm tradicionalmente um instrumento conhecido como aldraba: uma espécie de tranca metálica dotada de argola que serve para bater à porta. “O que me despertou a atenção é que, em muitas delas, o mecanismo é acionado por fora, ou seja, prescinde alguém abrir a porta para você, você mesmo consegue abrir e entrar. O símbolo representa um convite para as pessoas visitarem Tiradentes: você é bem-vindo para conhecer as histórias, viver novas experiências e posteriores memórias”, explica.
A jornalista Gabrielle Adabo viajou a Tiradentes a convite do grupo Tiradentes Mais