Foram ao menos oito assassinatos, além de nove pessoas baleadas em poucas horas
Ao menos oito pessoas morreram e nove ficaram feridas durante mais uma noite de violência na Grande São Paulo. Os crimes aconteceram nas zonas Sul e Leste da capital, além da região do Grande ABC.
Um casal foi morto e outras duas pessoas foram baleadas na noite de sábado (10), no bairro Cooperativa, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO) registrado no 3º DP da cidade, o caso começou com uma tentativa de homicídio na Rua Fukutaro Yida, por volta das 22h30. Moradores da região chamaram a Polícia Militar porque teriam ouvido barulhos de tiros.
De acordo com o registro da Polícia Civil, suspeitos em uma moto se aproximaram do carro de um rapaz de 24 anos. O jovem havia acabado de deixar a namorada na casa dela. Os criminosos atiraram contra o rapaz - que ficou ferido - e, cerca de 100 metros adiante, dispararam contra outro carro que passava na rua um Volkswagen Fusca. Um dos ocupantes do Fusca também ficou ferido.
Depois dos disparos, os bandidos invadiram uma residência, ainda na Rua Fukutaro Yida, onde assassinaram, a tiros, um casal. E estudante Liliane Aparecida, de 17 anos e Carlos Alexandre, de 26 anos, que estava desempregado, não resistiram e morreram no local. Nada foi levado da residência, conforme o BO.
Os criminosos fugiram. Os dois homens baleados foram socorridos ao PS Central de São Bernardo. O BO foi registrado pela delegada de plantão, Renata Muassab. De acordo com agentes do 3ºDP, a casa já foi periciada, e a polícia investiga as motivações do crime.
Rodovia Anhanguera
Um homem foi morto a tiros no km 25 da Rodovia Anhanguera, na região do bairro Jaraguá por volta das 22h de sábado. De acordo com a Polícia Militar, um rapaz estava em uma moto, quando dois criminosos, em outra moto, se aproximaram e anunciaram um roubo. A vítima tentou sair da rodovia, afirma a PM, e a dupla atirou. Os bandidos fugiram sem levar nada do rapaz - que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A PM não soube dizer para qual delegacia o caso foi levado.
Penha
Um homem morreu e outros dois ficaram feridos após serem baleados na Rua Edimburgo, na Penha, zona leste de São Paulo, por volta das 24h do sábado. De acordo com depoimento - prestado no 10ºDP da Penha - do proprietário de um bar, as três vítimas estavam na dentro do empreendimento quando dois suspeitos com blusas e capuzes desceram de um Ford Fiesta cinza e dispararam em direção ao vendedor Milton de Oliveira, de 24 anos. Outros dois homens foram atingidos.
Os suspeitos fugiram do local. Oliveira não resistiu aos ferimentos e morreu. As outras duas vítimas, de acordo com o a Polícia Civil, foram levadas uma ao Hospital Vila Maria e outra ao Hospital da Vila Nhocuné.
Guarulhos
Três pessoas morreram e uma ficou ferida entre a tarde e a noite de sábado, na região metropolitana de São Paulo.
De acordo com o 1º Distrito Policial de Guarulhos, um homem morreu e outro ficou ferido na Rua Claudino Barbosa, no bairro Macedo, na noite de sábado. Waldeir Soares dos Santos, de 28 anos, estava na frente de casa quando dois carros, um preto e um prata, se aproximaram e os ocupantes dos veículos atiraram várias vezes. Santos foi atingido por cerca de seis disparos e morreu. Um homem de 57 anos que estava com o rapaz foi baleado por um tiro. Ferido, o senhor foi socorrido ao Hospital Municipal de Guarulhos.
Por volta das 17h de sábado, Lucas André Pessoa de Souza, de 22 anos, estava lavando o carro na Rua Barra Mendes, no bairro Lavras, em Guarulhos, quando quatro suspeitos saíram de dentro de um Chevrolet Celta e atiraram contra ele.
Ferido, o jovem correu para dentro de casa, mas foi perseguido e alvejado mais vezes. Souza não resistiu e morreu no local.
A mãe do jovem, a comerciante Maria Fátima Pessoa de Souza, de 44 anos, estava dentro de casa e presenciou o assassinato. Os criminosos, então, atiraram no rosto da mulher que, chegou a ser socorrida ao Hospital Geral de Guarulhos, mas também não resistiu.
O caso foi registrado no 7ºDP. O delegado que documentou a ocorrência solicitou perícia para o local do crime e o auxilio do Setor de Homicídios de Guarulhos na investigação.
Campo Limpo
Um homem morreu e outros dois foram baleados às 22h de sábado na região do Parque Regina, na zona sul. Os moradores do bairro contaram à polícia que diversas pessoas estavam atirando nas ruas da região. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, policiais militares chegaram a tentar prender um trio armado, mas não conseguiu deter o grupo.
Mais tarde, os policiais encontraram um veículo, na Rua Antônio de Moraes, onde estava um rapaz baleado na cabeça de abdome. Ele chegou a ser levado ao Pronto-Socorro do Campo Limpo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. As autoridades não identificaram a vítima.
Na unidade de saúde, os agentes militares apuraram que outras duas pessoas, um comerciante de 60 anos e um adolescente de 14 anos, deram entrada no local com ferimentos de arma de fogo. Um deles foi medicado e liberado e o outro permanecei internado sem risco de vida.
Vila Mazzei
Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram baleados na perna na Rua Gurupatuba, na Vila Mazzei, na zona norte da capital por volta da 1h deste domingo. Os meninos, acompanhados de um amigo de 15 anos, iam a pé para uma festa na região. De acordo com depoimento das vítimas, um carro preto se aproximou deles e um dos ocupantes do carro falou para o trio correr sem olhar para trás. O homem atirou e fugiu ainda dentro do veículo.
Os adolescentes não souberam informar à polícia a fisionomia do atirador e a placa do carro. As vítimas também disseram desconhecer motivações para o crime. O caso foi registrado no 73º Distrito Policial como tentativa de homicídio.