CAMPINAS

Grafiteiras preparam sessão de arte sensorial em muro

Trata-se de um feito inédito na cidade, que tem como objetivo levar a arte aos deficientes visuais

25/08/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 04:21
Os visitantes poderão sentir as texturas dos desenhos que estarão nos muros e sentir o aroma de alguns dos materiais ( Divulgação)

Os visitantes poderão sentir as texturas dos desenhos que estarão nos muros e sentir o aroma de alguns dos materiais ( Divulgação)

Um muro grafitado, com desenhos e uma história que poderão ser vistos além dos olhos. Para ver por meio do tato, e até do olfato. Neste domingo (25), a partir das 9h, as grafiteiras Fernanda Sunega, Vanusa Passos e Danielle Pellizzer irão elaborar grafite sensorial no muro externo da Casa Verde (casa de passagem para crianças e adolescentes), localizada ao lado do Mercado Municipal de Campinas. É um feito inédito na cidade, que tem como objetivo levar às ruas uma arte que possa ser contemplada por todas as pessoas, em especial as que têm deficiência visual. Os visitantes poderão sentir as texturas dos desenhos que estarão nos muros e sentir o aroma de alguns dos materiais. Segundo Fernanda, que também é fotógrafa da Secretaria Municipal de Comunicação, a ideia surgiu após a visita ao Jardim Sensorial da Ceasa, exposto no começo deste ano, no qual as pessoas percorriam um trajeto com diversas flores e texturas e podiam tocar nos objetos e sentir os aromas. “É uma forma de despertar diversos sentidos das pessoas, principalmente a sensibilidade, diante da arte inclusiva”, comenta Fernanda. Do jardim ao muro, a história e a poesia que contam a trajetória dos personagens estarão em braille na arte desse painel de concreto, que conta com o apoio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Trata-se de uma iniciativa nunca vista na forma de grafite, e que permite a todas as pessoas, mas principalmente à pessoa com deficiência visual, experimentar e enxergar pelo tato uma arte que todos já podem ver, mas que não havia nesse contexto de inclusão. A ideia das grafiteiras é fantástica e com certeza iremos levar esse projeto para toda a cidade. Essa ação evidencia a realização da cultura inclusiva e mostra que a arte está ao alcance de todos”, afirma a secretária Emmanuelle Alkmin. As artistas irão utilizar os materiais convencionais de grafite como spray e tinta, além de diversos objetos que serão colados no muro para integrar a obra e interagir e despertas os sentidos do público.  Serviço Graffiti Sensorial Local: Casa Verde - Rua Marechal Deodoro, 766, Botafogo (ao lado do Mercadão) Data: 25 de agosto de 2013 Horário: 9h

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por