De acordo com estimativas policiais, já são mais de 30 ataques na Região Metropolitana de Campinas
Um loja de roupas no Jardim das Bandeiras 2, em Campinas, foi alvo na madrugada deste domingo (23) da gangue da marcha a ré, que vem fazendo diversas vítimas na cidade desde o início do ano.
De acordo com estimativas policiais, já são mais de 30 ataques na Região Metropolitana de Campinas.
A invasão à loja foi filmada por câmeras de vigilância. Nas imagens, os ladrões se mostram organizados e rápidos. A ação durou menos de dois minutos e deixou um prejuízo de pelo menos R$ 7 mil. Quatro jovens acusados do furto foram detidos pela manhã, mas liberados.
A invasão à loja ocorreu às 3h. No vídeo feito pelas câmeras de vigilância é possível ver o rosto dos três assaltantes e os detalhes do furto. Um deles estaciona o carro de ré em frente à porta de aço. Depois, os outros dois comparsas chegam a pé. Um deles dá o sinal para engatar a ré.
O carro destrói a porta. A câmera instalado no interior da loja mostra a destruição causada pelo impacto. Em menos de dois minutos eles enchem o carro com roupas. Uma televisão também foi levada. O sistema de segurança alertou o dono da loja por meio de uma ligação de celular.
O proprietário da loja, Ademir dos Santos Arruda, que também é guarda municipal, acionou a GM, que realizou patrulhamento na região. No início da manhã, a Fiorino utilizada no furto foi localizada na Rua Felipe Bencardini, no Jardim Santa Cruz. No momento, um Uno passava pela região com quatro pessoas. Quando viu a GM, o carro saiu em disparada, mas a guarda conseguiu deter os quatro jovens, que foram levados para o 1º Distrito Policial.
Um deles já tinha passagens pela polícia por furto e roubo. A vítima também reconheceu um dos suspeitos como sendo o autor do furto, após ter analisado as imagens, mas como a polícia não havia tido acesso ao vídeo, eles foram liberados. A Fiorino foi apreendida. Segundo a GM, o mesmo veículo foi utilizado ao menos em outros cinco furtos da gangue da marcha a ré. “As pessoas que entraram aqui sabiam o que tinha na loja. Foram direto para a televisão e nas roupas”, disse Arruda, que espera que os ladrões sejam presos.
Outro furto
Uma funilaria da Rua Ataliba Eurides Vieira, no Jardim Santana, também foi furtada na madrugada por bandidos que usaram um veículo para arrombar a porta. Uma caminhonete S-10 foi usada na ação. O escritório do comércio também foi arrombado, e foram levados três computadores e uma máquina fotográfica.
Uma tentativa de furto também ocorreu na agência do banco Santander no Campus 3 da Faculdade Comunitária de Campinas (FAC), na Rua Luis Otávio, no Parque Taquaral. Ela foi invadida por volta das 7h30. De acordo com a polícia, as câmeras de segurança filmaram três homens no interior da agência. Eles depredaram portas de vidro e um caixa eletrônico, mas nada foi levado.