Fofos, curiosos, sons esquisitinhos, adoram saltar e entram em tudo o que é buraco. Esses são os pequenos e belos ferrets, que recebem o nome popular de furão aqui no Brasil.
Esses bichos são uns tremendos dorminhocos. Adoram descansar! Passam entre 14 e 18 horas por dia dormindo. No entanto, quando chega a noite, não hé que os segure.
Durante a noite, os furões são bastante ativos e uma de suas brincadeiras prediletas é entrar em tubos, armários, roupas e até mesmo estantes.
Como eles são rápidos, dóceis e frágeis, a interação com crianças pequenas deve ser supervisionada, pois qualquer apertão forte pode causar lesões. Sem contar que, para se defender de algo que não gostam, costumam arranhar e morder.
Agora se você deseja criar um desses bichinhos, é bom saber que não é algo tão barato. Uma consulta no veterinário, por exemplo, pode custar até o dobro do que é cobrado para o atendimento a um cão ou gato, e sua ração e produtos específicos também são mais caros.
Cuidados diários
O ideal é ter um viveiro ou reservar um cômodo grande da casa onde possam ser colocados brinquedos, redes e cabaninhas, tubos e canos que imitem uma toca. Existem gaiolas para eles, mas quanto mais solto você mantê-lo, melhor. A dieta deve ser composta por proteínas, gorduras, carboidratos e minerais, entre outros nutrientes. Além das rações, você também pode oferecer frutas secas como petisco. Quanto à higienização, eles podem tomar banho a cada 30 ou 40 dias. É importante saber que o pet possui um odor forte característico que continuará mesmo após tomar vários banhos! Lenços umedecidos também são uma ótima opção para uma higienização rápida.
Saúde delicada
Eles têm uma saúde frágil, e um simples vírus de gripe dos humanos pode matá-los. Precisam ser vacinados anualmente contra cinomose e raiva e a surdez é um problema comum, pois ocorre por um defeito genético causado pela Síndrome de Waardenburg.