Papa
Joacir Mariano Leandro
Servidor público, Hortolândia
O papa renunciou. Continuo pagando impostos, continuo nas filas do SUS, temendo a violência cada vez maior, a inflação enriquecendo uns poucos, ou seja, nada mudou para mim. Não sou católico, mas quero pedir a canonização do Zeza Amaral. Segundo ele, a chamada Inquisição, que só queimou algumas dezenas de bruxas, a venda de indulgências plenas que perdoavam os pecados passados e futuros, as guerras patrocinadas pela “Santa” Igreja, são culpa da esquerda e do Lula. Por que citar o Lula numa crônica “baba ovo”? Nunca houve guerra e matanças entre os católicos e protestantes, o cronista é o único conhecedor da história. A culpa de todos os males é do Lula, do Hugo Chávez, dos Castro e nunca do Capitalismo selvagem, da ganância dos humanos! Ave Zeza ou César, os que vivem o louvam!
Ética
Geraldo Xavier Costa
Consultor de vendas, Campinas
Dr. André, li seu artigo sobre a confusão ética que se faz nos dias de hoje e achei muito interessante essa reflexão. Ainda que o sr. seja um magistrado e tenha um profundo senso filosófico, penso que deveríamos ter um debate desse tipo em escolas públicas, comunidades e até mesmo nas igrejas de todo o País. Estamos perdendo a nossa intelectualidade e o bom-senso, tiram-se vidas por motivos torpes, a corrupção está em todas as áreas da sociedade como um câncer em processo de metástase, estamos deixando nossas crianças à deriva na formação do caráter e, principalmente, estamos entregando nosso precioso tempo a coisas que deveríamos deletar de nossas vidas. Enfim, penso que deveríamos levar mais a sério a nossa necessidade de ter um convívio a altura de nossos ideais.
Ônibus
Mara Silvia Pimentel de Almeida
Auxiliar-financeira, Campinas
Gostaria de saber o que acontece com a linha 1.18 — Terminal Ouro Verde/Cambuí. Essa linha, depois das 18h, ao menos é depois desse horário que a utilizo, vira terra de ninguém. Passam vários ônibus juntos, uns param no ponto, outros não, ficamos mais de hora esperando. Que seria isso? O horário fixado, que diz ser de 20 minutos de intervalo no período noturno, não é necessário cumprir? Cadê os fiscais? Já ouvi entre os próprios motoristas que eles fazem isso por causa do jantar, pois não têm horário para comer e os mesmos correm para poder parar antes e dar tempo. Isso está correto? (...)
Violência 1
Oswaldo José Ottaviano
Advogado, Sumaré
OCorreio só fala da violência. É preciso fazer algo! Os políticos são movidos a barulho. Em Sumaré, em 1992, a associação comercial promoveu uma passeata – com mais de cinco mil pessoas participando (…) — que sacudiu a cidade. No dia seguinte, o sr. secretário da Segurança estava na cidade. Campinas não se mexe. Não há lideranças — os políticos estão acomodados com polpudos “$$$$$”. Será que oCorreio poderia sacudir um pouco isso?
Violência 2
Mário Giannini Filho
Profissional liberal, Campinas
Face a situação caótica em que se encontra nossa cidade, não adiantam reuniões e comitês para resolver o problema da violência. É necessário acabar com a corrupção nos órgãos governamentais e colocar policiais na rua, em locais e horários que todos já conhecem. É necessário tolerância zero com os bandidos, como fez o prefeito de Nova York. E mantê-los na cadeia, fora da cidade. Será que é preciso aRede Globo colocar no Fantástico? Eles descobrem em poucos dias o que a polícia sabe e esconde.
Jonas Donizette
Regina Gonçalves
Aposentada, Campinas
Dia 18/2 foi publicada a opinião da fisioterapeuta Lilian Beijo, a respeito do governo Jonas Donizette. Na carta, ela diz que a cidade está um caos, e que o sr. Jonas está prestando um desgoverno. Reclama tambem de buracos, praças etc. Não seria um pouco cedo para se jogar pedras? (…) Em 40 e poucos dias de governo não se faz nada em uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes. Não sei se o sr. Jonas será ou não um bom prefeito, mas como é difícil agradar a massa! Se a sra. receber em sua clínica alguém que operou um simples joelho, e precisa de seus cuidados de fisioterapia, com certeza em 40 e poucos dias, ele não estará totalmente recuperado.
Canário
Flávio de Azevedo Levy
Engenheiro-agrônomo, Campinas
ÉCanário, foi melhor assim, melhor estar com sua consciência tranquila do que compactuar com um partido que não pensa no bem desta cidade e deste País. Parabéns, comissão de ética do PT, vocês são de uma competência magnífica, agora, vamos pegar os “peixes grandes”, como José Dirceu, Genoíno, Delúbio etc., mostrem que sabem o que quer dizer ética.
PT
Dimas João Lenzi
Professor, Campinas
A decisão do diretório municipal de Campinas de executar a primeira expulsão de membros do partido, que integram o governo Jonas, representa o PT estagnado no tempo. A segunda tentativa para decidir a expulsão ou não, na reunião realizada em 19/2, a portas fechadas, com a presença de seguranças, teve como resultado final a votação apertada, 24 X 21, o que revela uma decisão fora do tempo, indevida e até precipitada. Os leitores gostariam de ouvir algum argumento dos que votaram contra a saída. O PT, com tal postura, deixa de realizar uma experiência nova em Administração municipal, mesmo que em reunião anterior, o diretório tenha decidido ser oposição. Deixa de reforçar a aliança em nível nacional, da qual o PSB, partido do atual prefeito, integra. Nada impediria de o PT ser oposição na Câmara Municipal.
Fundamentalismo
Sinésio Müzel de Moura
Professor, Campinas
O fundamentalismo tenta justificar as práticas, os meios e os erros como aceitáveis. Como se os atores pudessem agir em nome de uma causa maior. Negar a perda de objetivo e misturar o sagrado com o profano, o público com o privado, o bem pessoal com bem público é uma engenharia humana, que transcende a vã e simplória forma de pensar. A censura é o grande instrumento do fundamentalismo. O fundamentalismo procura o caminho da radicalização, apropriando-se de todas as premissas que estabelecem a lógica do conhecimento da verdade. Na religião como na política, bate de frente com as liberdades do pensamento. Elimina a possibilidade de um diálogo e dogmatiza a estrutura do pensamento.