A FPDDA (Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos dos Animais) iniciou seus trabalhos nesta semana na Câmara dos Deputados, em Brasília. Parlamentares que apoiam a Frente discursaram em prol da causa animal diante uma plateia formada por políticos, integrantes de autarquias federais que atuam na área ambiental e ativistas.
Entre os deputados que apoiam os animais e que participam da Frente estão o deputado Federal e ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), o advogado e ex-senador Ulisses Riedel, o deputado Federal Laércio Oliveira (PR-SE), o cacique Arajusepeti, da etnia Guarany, a Primeira Dama de Porto Alegre e ativista, Regina Becker e a presidente da ANDA Agência de Notícias, Silvana Andrade.
A jornalista condenou o uso de animais em atividades culturais, como circos e zoológicos: “não há argumentos éticos que justifiquem a exploração dos animais em eventos culturais. É preciso mantê-los em seus habitats. Hoje, nós pautamos políticos e a imprensa. Buscamos educar nossos colegas, auxiliando-os na substituição de termos que venham a depreciar o animal e incentivam uma cultura de maus tratos no País”, explicou Silvana.
Regina Becker apresentou um vídeo com as ações da recém criada Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) de Porto Alegre e criticou a indiferença dos órgãos públicos em relação aos animais. “Vivemos em uma sociedade hipócrita, que acredita que a carne vem embalada a vácuo. O poder público trata os animais como seres invisíveis”, disse Regina.
Veja também
Atriz faz campanha contra o uso de peles de animais na SPFW Thaila Ayala, que também é vegetariana, se diz contra a morte de animais para o uso de pele Cerca de 90 elefantes são encontrados mortos no Chade De acordo com o WWF, os animais foram executados por caçadores Paraná institui Semana dos Direitos dos Animais Um Projeto de Lei prevê o estímulo ao conhecimento da população e proteção animal Tubarões correm risco de extinção por pesca predatória Estudo mostra que cerca de 100 milhões de tubarões são mortos anualmente