VIRACOPOS

Free shop abre caminho para novos voos

Concessionária do aeroporto de Campinas negocia novas rotas com companhias

Fabiana Marchezi
05/07/2013 às 10:18.
Atualizado em 25/04/2022 às 09:46

A Aeroportos Brasil Viracopos aposta na inauguração do novo free shop, ocorrida na quinta-feira (4), para atrair mais empresas aéreas e passageiros de voos internacionais para Viracopos, em Campinas, em um futuro próximo. A implantação das lojas era aguardada desde 2011. Agora, com a nova opção de compras, a concessionária espera trazer, inclusive, voos de empresas norte-americanas.

“Viracopos é um aeroporto internacional, mas carecia de mais essa infraestrutura para ser de fato um terminal com o nível que os passageiros esperam. A abertura dessa loja cria uma nova possibilidade de expansão dos voos internacionais. Já estamos em discussão com várias companhias”, disse Marcelo Mota, diretor de operações do aeroporto. Ele não informou quais são essas empresas nem o estágio em que estão as negociações.

A loja da empresa suíça Dufry foi aberta depois de dez anos sem free shop no terminal. Agora, às terças-feiras, quintas-feiras e sábados — dias de embarque e desembarque internacional —, Viracopos volta a oferecer produtos isentos de impostos. Atualmente, o aeroporto recebe seis voos semanais da TAP, de Portugal. São três no embarque e três no desembarque. No total, cerca de 6 mil passageiros de voos internacionais passam pelo terminal ao mês.

As novas lojas oferecem mais de 48 mil produtos importados, entre bebidas, perfumes e cosméticos, alimentos, eletrônicos como máquinas fotográficas e aparelhos de som, relógios e artigos para presente, de conhecidas marcas internacionais.

Para o diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster, a inauguração do free shop “é mais um importante passo para que Viracopos se torne o maior e melhor aeroporto da América Latina”. Na próxima semana, Viracopos também vai inaugurar a sala VIP para passageiros executivos e de 1 classe da TAP.

O presidente da Dufry do Brasil, Humberto Mota, acredita que a presença da loja em Campinas é importante no processo de consolidação da empresa nos principais aeroportos do Brasil e do mundo.

No embarque, com área de 87m², as compras não têm limite de valor, mas o que exceder o limite legal está sujeito à taxação. No desembarque, com 237m², prevalece a cota de US$ 500. Em ambas, o acesso é privativo de passageiros de voos internacionais e o pagamento pode ser convertido em reais, com parcelamento no cartão de crédito.

As lojas, construídas em apenas 25 dias, estão prontas há mais de um ano, mas estavam impedidas de operar. “Com 45 pessoas trabalhando, instalamos a loja em 25 dias e entregamos há um ano e quatro meses, mas os trâmites com a Receita Federal impediram que a loja fosse aberta antes”, disse o engenheiro Marcos Figueiredo, responsável pela instalação do espaço físico da loja.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por