ACESSÓRIOS

Freada com dose extra de segurança

Pneu lançado pela Michelin tem tecnologia que faz carro parar alguns metros antes

Paulo Fagionato
paulof@rac.com.br
13/05/2013 às 15:20.
Atualizado em 25/04/2022 às 16:18

O Michelin Primacy 3 colocada à prova no autódromo de Buenos Aires: menor distância de frenagem e melhor dirigibilidade (Divulgação)

A Michelin apresentou na Argentina um pneu pra carros de passeio que oferece maior aderência e reduz as distâncias de frenagem. Testes realizados pela marca em veículos com freios ABS (aqueles que evitam o travamento das rodas) mostram que o Primacy 3 é capaz, a partir de 100km/h, de parar o automóvel três metros antes que os principais concorrentes em pista seca e quatro metros em piso molhado, a 80km/h. A Michelin garante ainda que o novo pneu melhora 12% a dirigibilidade nas curvas; dura 16% a mais e proporciona uma economia de 2% de combustível. O desempenho do pneu foi certificado pelos institutos alemães TÜV SÜD Automotive e Dekra.

“A Michelin considera que além de performance, tem a missão de oferecer aos nossos clientes o máximo em segurança, durabilidade e também eficiência energética, por meio da economia de combustível”, afirma o diretor de Marketing para pneus de passeio e caminhonete da empresa para a América do Sul, Bruno Blanc.

O Primacy 3 é feito na fábrica de pneus de passeio e caminhonete da Michelin em Itatiaia, no Rio, e também será exportado pra América Latina. Será oferecido em aros de 16, 17 e 18 polegadas em até 29 referências. Atenderá o mercado de reposição e virá de fábrica no Peugeot 308, Citroën C4 e Ford Focus. Chegará às lojas brasileiras neste mês custando 5% mais caro que os principais concorrentes: Goodyear, Pirelli e Bridgestone. Mesmo assim terá a missão de dobrar para 16% a fatia da empresa francesa no País no segmento de carros de passeio até 2020.

O Grupo Michelin tem sede na cidade de Clermont-Ferrand, França, está presente em mais de 170 países, emprega 113,4 mil trabalhadores e possui 69 indústrias em 18 países. Duas fábricas ficam no Brasil, uma no bairro de Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro, onde se produz pneus de carga e de mineração; e outra em Itatiaia, Sul do estado do Rio, que faz fios e cabos de aço e pneus de passeio e caminhonete. Segundo Jean Dominique Senard, presidente mundial do conglomerado, a América do Sul é uma das áreas prioritárias na estratégia global do Grupo Michelin. “Depois de conquistarmos o mercado de pneus radiais para ônibus e caminhões e o mercado de pneus de mineração e terraplanagem, estamos entrando fortemente no segmento de pneus de passeio e caminhonete”, avisa.

SAIBA MAIS

Para convencer o consumidor a pôr a mão no bolso, a Michelin usa o argumento da segurança. Segundo a Organização Pan-americana de Saúde, o Brasil é o terceiro no ranking mundial de acidentes fatais no trânsito – 4,5 a cada hora ou 40 mil por ano. “O pneu é o único ponto de contato do veículo com o solo e o Primacy 3 pode contribuir pra reduzir esses números”, opina o diretor comercial de pneus de passeio e caminhonete do grupo para a América do Sul, Marco Moretta.

Para criar o novo pneu, os engenheiros da Michelin fizeram pesquisas durante três anos onde investidos 600 milhões de ouros. O Primacy 3 traz duas novidades em tecnologias que conseguiram unir as melhores performances num só produto – StabiliGrip, que aumenta a área de contato com o solo molhado, melhorando a aderência; e FlexMax, pra piso seco, uma combinação entre ranhuras chanfradas e um novo composto de borracha mais flexível, que se molda aos defeitos do asfalto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por