Volkswagen apresenta o aguardado Nivus, novo modelo da marca alemã que faz estreia mundial no Brasil
A apresentação mundial do Nivus, novo utilitário esportivo da Volkswagen, na semana passada, seguiu o roteiro esperado nesses tempos de pandemia de Covid-19 e ocorreu apenas de forma virtual, pela internet. A avançada tecnologia é um dos destaque do modelo que será equipado exclusivamente com motor 1.0 turbo. Nas próximas semanas começa a pré-venda, quando a Volkswagen também divulgará outros detalhes e os preços da novidade, que deve custar entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. O visual do Nivus une os estilos cupê e crossover e ressalta a identidade da marca, destacada pela generosa grade, conjunto ótico em led e vincos no capô. As laterais têm linhas limpas e uma caída abrupta do teto na traseira; as lanternas duplas em led são interligadas por elemento único e existe ainda o aerofólio integrado na tampa do porta-malas. Empregando a mesma plataforma do Polo e do Virtus o novo utilitário esportivo é maior e mais baixo do que o T-Cross. São 4,27 metros de comprimento (contra 4,20 m do ‘irmão’) e 1,49 metro de altura (contra 1,57 m). A distância entreeixos é de 2,57 metros, a mesma do Polo. O destaque fica para o porta-malas de 415 litros - maior que o do T-Cross. Conectado e inteligente, o Nivus tem avançado sistema de informação, entretenimento e serviço VW Play. O VW Play traz tela sensível ao toque e personalizável de dez polegadas, com alta definição. Ele é complementar ao quadro de instrumentos digital Active Info Display, também com tela de dez polegadas. Entre as principais novidades do sistema estão a conexão sem cabo (para do Apple CarPlay) e a memória interna de 10 GB para armazenar aplicativos, que podem ser baixados diretamente da loja de apps instalada no veículo. O sistema também é capaz de reproduzir vídeos em alta definição, com a garantia de que motorista, carona e passageiros do banco traseiro poderão assistir às imagens com a mesma nitidez. Para atender as normas de trânsito, a reprodução só será possível com o veículo parado. Outro diferencial do Nivus é o uso de realidade aumentada e virtual no showroom das concessionárias. “Por meio do DDX (Digital Dealer Experience), o cliente conseguirá ver todos os detalhes do carro em 3D, tudo completamente virtual”, destaca Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil. Segundo ele, em torno de 85% das concessionárias da marca no Brasil estarão equipadas com essa estrutura tecnológica. Veículo será equipado exclusivamente com motor 1.0 turbo Todas as configurações do Nivus serão equipadas exclusivamente com motor 1.0 turbo. A motorização entrega até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque e será sempre acompanhada do câmbio automático de seis marchas. A Volkswagen ainda não revelou todas as versões do utilitário esportivo, mas a marca já apresentou alguns dos equipamentos possíveis. Entre eles estão detector de fadiga, chave presencial com partida do motor por botão, controle de estabilidade e câmera de ré e piloto automático adaptativo, que mantém a distância e a velocidade do veículo à frente em parâmetros pré-definidos pelo motorista.