Filhotes de tamanduá-bandeira e veado-catingueiro são as novas atrações do parque
Filhote de tamanduá-bandeira se agarra nas costas da mãe (Osnei Réstio/Divulgação)
Dois filhotes, um de tamanduá-bandeira e outro de veado-catingueiro, que nasceram neste mês, são os mais novos integrantes do Parque Ecológico Isidoro Bordon, o Zoológico Municipal de Nova Odessa.
Os mais novos integrantes do Parque ainda não ganharam nome porque não se pode verificar se são machos ou fêmeas.
O filhote de tamanduá-bandeira nasceu na quarta-feira, dia 20 de março. “Faz pouco tempo que o pai está no parque, e essa reprodução mostra a facilidade de adaptação ao habitat”, comentou a veterinária Paula Faciulli.
“Os servidores do Zoológico estão todos muito felizes. Em menos de um ano é o segundo filhote dela. É um bom sinal, mostra que eles gostaram do local”, ressaltou.
“Agora são quatro tamanduás. O filhote que nasceu no ano passado ainda está nas costas da mãe, pois eles só se tornam mais independentes ao completar um ano”, comentou a veterinária.
“O filhotinho de veado-catingueiro nasceu na noite de segunda-feira, dia 18 de março, pesando de 800 gramas a 1 quilo”, contou Paula Faciulli.
“Os filhotinhos estão sempre agarrados a seus pais. Desde o nascimento, o casal e os filhotes recebem cuidados especiais, como alimentação balanceada de frutas e acompanhamento veterinário. O último nascimento da espécie havia sido em 2009. Agora, temos dois machos, três fêmeas e o mais novo filhotinho”, comentou a veterinária.
O Parque Ecológico de Nova Odessa conta hoje com aproximadamente 155 animais. Vale lembrar que todos os animais nascidos no Parque Ecológico ou entregues pela Polícia Ambiental ou outra instituição recebem identificação em forma de microchip ou anilha.
Esse sistema é essencial para controle e rastreamento no caso de fuga ou possível roubo do animal. Além do histórico do animal, a identificação serve como um registro obrigatório do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).
As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 6h às 19h, pela entrada principal que fica na Rua João Bolzan, 475, no Núcleo Habitacional Mathilde Berzin, com fácil acesso pela Avenida Ampelio Gazzetta. O Zoológico, que tem se tornado uma opção de lazer regional para as famílias, abre das 6h às 19h, de terça a domingo, inclusive aos feriados.
‘Zoo’ de Nova Odessa
O Zoológico de Nova Odessa possui área de 32 mil metros quadrados. Entre outros animais, abriga espécies de jacaré, jabuti, tigre-d’água-brasileiro, gato-do-mato, anta, tamanduá-bandeira, macaco-prego, lobo-guará, cachorro-do-mato, sagui, veados e araras vermelhas.
A equipe do parque também apoia a Polícia Militar Ambiental de Americana e Região nos casos de apreensões de pássaros da fauna silvestre mantidos irregularmente em cativeiros. Atualmente, mais de 30 aves que habitam o local foram recebidas nestas condições.