COMPACTOS

Fiesta com toque de juventude

Modelo Ford se renova e busca liderança do segmento de hatches compactos

Luís Cesar de Souza Pinto
29/04/2013 às 15:10.
Atualizado em 25/04/2022 às 18:27
Para quem precisa de porta-malas maior (o do hatch tem 281 litros), o jeito é esperar a versão sedã, prevista para chegar em junho (Divulgação)

Para quem precisa de porta-malas maior (o do hatch tem 281 litros), o jeito é esperar a versão sedã, prevista para chegar em junho (Divulgação)

O Ford Fiesta brasileiro saiu melhor que a encomenda. Com visual bacana, novos motores e equipamentos, e com preço menor do que a versão mexicana, a novidade produzida em São Bernardo do Campo, vem para brigar pela liderança no segmento de hatches compactos.

Além disso, a Ford não poderia ter escolhido cenário – o X-Games, em Foz Iguaçu – e padrinho – o piloto radical Ken Block – mais apropriados para o lançamento de um modelo que pretende fazer a cabeça da moçada.

Se o visual do New Fiesta fabricado no México já chamava a atenção nas ruas, a nova versão produzida em São Bernardo do Campo vai atrair ainda mais olhares. As principais mudanças foram feitas na frente do carro, que passa a ter a nova identidade visual da marca, com uma grade mais larga. Na verdade, um bocão parecido com o do novo Fusion.

Outro detalhe que mudou, segundo a Ford a pedido dos consumidores, foi a troca das luzes de led no para-choque dianteiro por farois de neblina convencionais, solução que deve receber críticas. Por dentro, nova iluminação azulada do painel chamada Ice Blue, outro padrão mundial da Ford, melhorou a leitura dos instrumentos, além de deixá-lo mais atraente.

Novo modelo tem três versões

A linha New Fiesta 2014, que chega às concessionárias em maio, dispõe dos catálogos S, SE e Titanium. Na versão de entrada (S), vendida por  R$ 38.990, o carro traz um bom pacote de equipamentos, com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas portas dianteiras, travas elétricas, airbag duplo frontal, alarme, maçanetas e espelhos retrovisores na cor do veículo, rádio e toca-CD com entrada USB e Bluetooth, e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD). Por R$ 42.490, a versão SE agrega rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, e um novo pacote de acabamento. Essas duas primeiras opções são oferecidas somente com motor 1.5 16V.

A terceira versão já conta com o motor 1.6 litro e acabamento SE, e adiciona o controle de estabilidade e de tração, ar-condicionado digital, além do sistema digital Sync por 

R$ 45.490. Recebendo a transmissão automática PowerShift o preço vai para  R$ 48.990.

No topo da linha está o catálogo Titanium que inclui sete airbags, volante e bancos revestidos de couro, rodas de 16 polegadas, controle automático de velocidade de cruzeiros, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva por R$ 51.490. Com a transmissão automática PowerShift sai por R$ 54.990. Todas as versões têm três anos de garantia.

SAIBA MAIS

O New Fiesta brasileiro terá duas opções de motorização: o inédito motor Sigma 1.5 de 111 cavalos com etanol, disponível nas versões S e SE; e o Sigma 1.6 16V, que alcança 130 cavalos com etanol , usado nas demais versões. Ambos os motores têm bloco em alumínio e sistema eletrônico de partida a frio, que acaba com o tanquinho de gasolina

Outra novidade reservada para a versão 1.6 é a transmissão automatizada de dupla embreagem com seis velocidades, batizada pela Ford de Powershift.

No lançamento do carro em Foz do Igauçu (PR) fizemos um rápido teste drive,na maior parte por trechos urbanos, com versão equipada com motor 1.6 e câmbio manual de cinco velocidades. O hatch tem boa dirigibilidade e respostas rápidas nas acelerações, e a transmissão, já conhecida em outros modelos da marca, tem engates precisos. A suspensão firme garante estabilidade em curvas.

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