VOTUPORANGA

Festival Literário homenageia Vinicius de Moraes

Feira de livros, oficinas, bate-papos e atrações artísticas estão na programação

Gabriela Contieri
03/05/2013 às 17:34.
Atualizado em 25/04/2022 às 17:43
Crianças podem participar das contações de histórias (André Luiz Takahashi)

Crianças podem participar das contações de histórias (André Luiz Takahashi)

O Festival Literário de Votuporanga (FLIV) chega à sua terceira edição e presta homenagem ao centenário do poeta Vinicius de Moraes. Com uma extensa programação, que envolve feira de livros, oficinas, bate-papos e atrações artísticas, o festival é gratuito e será realizado até 10 de maio.

Cibeli Moretti, a coordenadora geral do evento, comenta que a expectativa é envolver um público de 40 mil pessoas, já que este é o primeiro ano em que o evento deixa de ser realizado em uma praça da cidade e ganha uma estrutura especial na Avenida dos Bancários, ao lado do Centro de Convenções. “Para a cidade, o evento estimula o turismo e é um grande incentivo para a educação, pois há atividades tantos para as crianças e os jovens, como para os professores”, disse.

Grandes nomes da literatura nacional, além de artistas da música e da dança, protagonizam as atividades do FLIV. “Realizado pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, e pela Associação Zequinha de Abreu, a proposta é oferecer atrações de qualidade para manter a missão do evento literário, de transformar Votuporanga em uma cidade de leitores”, explica Cibeli.

Feira de livros

A expectativa da organização é de que 50 mil livros sejam comercializados durante a terceira edição, superando a marca dos 41 mil títulos vendidos em 2012.

No Pavilhão do FLIV, os visitantes terão uma programação diária com apresentações teatrais, oficinas criativas e contações de histórias. O Centro de Convenções e o Atol Cultural também farão parte do Festival, abrigando rodas de conversas com os escritores convidados pelo Clube de Autores, shows e oficinas.

O escritor Paulo Lins, autor do livro “Cidade de Deus”, irá participar de um bate-papo sobre samba, cinema e literatura mediado pelo poeta, encenador e tradutor Leo Gonçalves. Também passarão pelo FLIV o editor e crítico literário Reynaldo Damazio, a poeta Alice Ruiz, o jornalista e escritor Humberto Werneck, o escritor e compositor Braulio Tavares, a jornalista e quadrinista Alexandra Moraes e o desenhista André Dahmer. Entre convidados da região para mediadores estão Susanna Busato, professora de poesia brasileira da Unesp Rio Preto, o jornalista votuporanguense Orlando Ribeiro e o cartunista e ilustrador Orlandeli, também de Rio Preto.

Dança em cena

A dança também ganha espaço em Votuporanga, com dois importantes eventos realizados junto ao FLIV 2013: a 10ª edição do Fórum Internacional da Dança do Estado de São Paulo e a 1ª Mostra Internacional de Dança de Votuporanga.

O Fórum levará 12 espetáculos do Brasil (Recife, Natal, Salvador e Votuporanga), Estados Unidos, Holanda, Argentina, Chile, México, Itália e Bolívia. Já a Mostra Internacional de Dança de Votuporanga terá seis apresentações de grupos da cidade, de São José do Rio Preto e de Combourg, na França. A proposta das atividades do Fórum e da Mostra é permitir a troca de experiências e conhecimentos entre os artistas e estudantes locais com companhias de danças de diferentes países.

Serviço

Data: Até 10 de maio

Local: Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, na Avenida dos Bancários

Preço: Gratuito

Programação: www.flivotuporanga.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por