GASTRONOMIA

Festival do bacalhau volta e agita Piracicaba

O produto ganha maior destaque na Quaresma e é preservado nos melhores restaurantes

Priscilla Perez
22/02/2013 às 11:25.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:37
O Bacalhau com Purê de Banana da Terra é destaque no cardápio do 7º Festival do Bacalhau (Cristiano Diehl Neto)

O Bacalhau com Purê de Banana da Terra é destaque no cardápio do 7º Festival do Bacalhau (Cristiano Diehl Neto)

Sua carne clara, macia, suculenta e de sabor inigualável é desejo unânime em qualquer época do ano. Perfeito para receitas nobres ou singelas, o bacalhau é considerado o grande elixir das águas frias do mar Atlântico Norte. Sedutor e cheio de personalidade, o hábito milenar de saboreá-lo com mais intensidade na Quaresma é preservado nos melhores restaurantes e casas do Brasil.

Portanto, nada mais justo do que fazê-lo em grande estilo, como no tradicional Festival do Bacalhau do restaurante FassBier, cuja estreia é nesta sexta-feira (22) e encerramento, no domingo de Páscoa (dia 31 de março). Às sextas-feiras acontece o rodízio com preço fixo e apetite livre! Hum....melhor impossível!

Mas, para suprir o forte consumo esperado da iguaria, na sétima edição do festival foi encomendado cerca de uma tonelada do nobre Cod Gadus Morhua (Gadus morhua), o verdadeiro bacalhau da Noruega. Além disso, o festival ficou ainda mais sedutor, pois Cícero Barbosa, chefe especializado em bacalhau, elaborou novas receitas para o banquete.

A estrela da estação é o Bacalhau com Purê de Banana da Terra, feito com lombo de bacalhau gadus morhua frito no azeite e selado com crosta de farofa de castanha de caju torrada, acompanhado com purê de banana da terra. "Existe um equilíbrio perfeito entre o paladar acentuado do lombo, a doce crocância da crosta de castanhas e a elegância agridoce do purê de banana da terra", revela Cláudio Gomes, gerente do FassBier.

Novidades também são: Bacalhau na Panhoca, com lascas de bacalhau, tomate e cebola ao molho de leite de coco); Bacalhau na Pedra (lombo de gadus morhua grelhado no char-broiler, acompanhado de pimentões, cebola e batatas aos muros); e Brusquetas de Bacalhau (saborosa fatia de pão recheada com lascas de bacalhau, azeite extra-virgem e tomate cereja).

"As pesquisas e testes para o 7º Festival do Bacalhau começaram há cerca de seis meses antes da data de lançamento. Dezenas de combinações, montagens, harmonizações e sabores foram colocados a prova na cozinha experimental do FassBier. O resultado é um festival ainda melhor e saboroso!"

Gomes conta que os pareceres e opiniões dos clientes em edições anteriores do festival e no dia-a-dia do restaurante também foram levados em conta. "Pitacos são sempre bem-vindos. Adoramos!"

Quem optar por se fartar com as delícias do festival pode escolher o rodízio (às sextas-feiras). Nele terão três entradas (bolinho e pastel de bacalhau, além de salada de bacalhau com grão-de-bico) e sete pratos de bacalhau. É para comer à vontade. Faça já sua reserva!

CURIOSIDADE

O hábito de consumir bacalhau veio para o Brasil com os portugueses, na época do descobrimento. Foi com a vinda da corte portuguesa, no início do século XIX, que este hábito alimentar começou a se difundir. Nessa época ocorreu a primeira exportação oficial de bacalhau da Noruega para o Brasil, em 1843. Hoje, o bacalhau está totalmente incorporado à cultura culinária brasileira. Todos os bons restaurantes oferecem em sua carta o nobre pescado, e o bolinho de bacalhau é preferência nacional nos bares e botequins.

SERVIÇO

Festival do Bacalhau Restaurante FassBier

R. Capitão José Pinto Siqueira, nº 1.701 (anexo ao Rosfrios Alimentos), no Unileste (Distrito Industrial)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por