MATA SANTA GENEBRA

Fauna, flora e beleza natural inestimável em um só lugar

Um importante remanescente preservado em meio urbano, utilizado para educação, pesquisa e conscientização ambiental

26/06/2013 às 13:03.
Atualizado em 25/04/2022 às 10:46

A região da Mata se localizava nas fazendas de Geraldo Ribeiro de Sousa Resende, o Barão de Geraldo de Resende, que era um homem visionário, e sua fazenda era considerada modelo em tecnologia na plantação de café. Porém, ao investir em novas tecnologias, o Barão foi à falência, e suas terras foram a leilão.

Uma das famílias compradoras, a família Oliveira, manteve intacta a área de mata. O proprietário, Sr. José Pedro de Oliveira, sofria de tuberculose e acreditava que dentro da mata conseguia respirar melhor. Após a sua morte, a fazenda foi dividida entre os herdeiros, e a viúva, Sra. Jandyra Pamplona de Oliveira, concretizou a doação da mata ao Município em 1981, enfatizando seu desejo de que se criasse uma Fundação para mantê-la. Em 14 de julho de 1981 Dona Jandyra formalizou a doação a uma Fundação Municipal criada pelo Poder Executivo Municipal, nomeada Fundação José Pedro de Oliveira.

Em 1983, a área da Reserva foi tombada como Patrimônio Natural pela CONDEPHAAT. Assim, não deve haver nenhuma construção numa faixa de 30 metros ao redor da mata, apenas um aceiro para possibilitar a manutenção e proteção da borda.

Em 1985 foi declarada Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) por meio do Decreto Federal no 91.885, de 05 de novembro de 1985. Uma vez criada, a ARIE manteve o nome de Mata de Santa Genebra.

Endereço

Rua Mata Atlântica, 447.

Bairro Bosque de Barão. Barão Geraldo - Campinas - SP

Tel (19) 3749-7200 / Fax (19) .

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por