ZONA NORTE DE RIBEIRÃO

Famílias já se preparam para deixar a Vila Brasil

Centenas de moradores estão em terrenos particulares situados no entorno do Aeroporto Leite Lopes

Luís Augusto
21/03/2013 às 20:34.
Atualizado em 25/04/2022 às 23:36

Cerca de 140 famílias que moram na Vila Brasil, Zona Norte de Ribeirão Preto, começam a se preparar para deixar o bairro. Os moradores foram catalogados em cadastro de congelamento feito pela Cohab e Secretaria Municipal de Assistência Social e serão levados para apartamentos em conjunto habitacional no bairro Eugênio Mendes Lopes, Zona Oeste. O processo faz parte do trabalho de desfavelamento e retirada das famílias de áreas próximas ao Aeroporto Leite Lopes.

“Tinha muito medo de ser colocada para fora de casa e ninguém tem ideia do tanto que eu já sofri por aqui nos últimos sete anos, desde que me mudei para cá”, afirmou a faxineira Maria da Luz Dias Estrela, 45 anos, que veio morar na cidade em 1988, após deixar a terra natal, em Elizeu Martins-PI. A moradora pertence a um dos grupos que foram tratados como prioridade para retirada do local, com o terreno sendo alvo de processos de reintegração de posse. “Faz dois anos que tento me mudar porque já fui procurada por três estelionatários que se diziam ser donos do meu terreno e ameaçavam me expulsar de casa.”

A primeira etapa da mudança das famílias será realizada neste sábado (23). Uma campanha gratuita de castração de animais será feita pela Divisão de Controle de Zoonoses para que seja feito o controle do crescimento do número de animais de estimação. “Essa é uma questão de saúde pública e fomos orientados para participar da campanha. Vou levar a minha Neguinha para castrar e assim vamos para a casa nova juntas”, disse a salgadeira Patrícia da Mata, 34 anos, que também não escondeu o alívio pela casa própria. “A gente sofria demais com esse impasse. Eu tinha muito medo dos tratores passarem em cima da minha casa e deixar eu e a minha filha sem um lugar para ficar", disse.

Os moradores pagarão pelas novas moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida. Cada contemplado pagará uma mensalidade estimada em 5% de seus salários pelo período de dez anos. A previsão da Prefeitura Municipal é de que a mudança para os conjuntos habitacionais seja concluída ainda neste primeiro semestre.

As famílias que permanecerão na Vila Brasil também esperam ganhar uma casa nova, mas não terão a mesma oportunidade. “Vamos retirar apenas os moradores que estão em barracos e em situações precárias, além daqueles que estão na área de curva de ruído do aeroporto. O bairro não vai deixar de existir”, afirmou Luchesi Júnior, secretário da Casa Civil de Ribeirão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por