VIDA

Família de Limeira doa todos os órgãos de paciente

Esta é a terceira vez em 2013 que o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi auxilia na captação de órgãos

Agência Anhanguera de Notícias
correiopontocom@rac.com.br
18/04/2013 às 16:44.
Atualizado em 25/04/2022 às 19:51

Todos os órgãos de um morador de Limeira, que teve morte cerebral na quarta-feira (17) no pronto-socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, foram doados pela família e irão beneficiar pacientes que na lista do Cadastro Nacional de Transplantes. Esta é a terceira vez em 2013 que o hospital auxilia na captação de órgãos.

O coração foi levado para o Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo, e o transporte feito pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. Os demais órgãos estão em processo de captação.

A doação devolve esperança para muitas famílias. “É um gesto de extrema generosidade da família que passa por momentos difíceis durante uma morte inesperada. A atitude traz qualidade de vida e vida para outras pessoas”, comentou o coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos do Hospital Municipal, Dr. Eduardo Miranda.

O processo

Quando existe uma morte encefálica, a equipe de serviço social do hospital, em questão, averigua a vontade da família em doar os órgãos. Caso a resposta seja positiva, exames são feitos para verificar a possibilidade de transplantá-los. "É preciso que os órgãos estejam em boas condições para serem transplantados", explica o médico.

Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a família esteja ciente da vontade do paciente. Assim, quando for constatada a morte encefálica, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar as vidas de outras pessoas. Alguns órgãos podem ser doados em vida como parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea.

Banco de Olhos

Desde junho de 2011, uma parceria entre o Hospital Municipal e o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) tem incentivado a doação de órgãos e, principalmente, de córneas na unidade de saúde. O Banco de Olhos atua 24 horas no hospital. Em 2012, houve 174 doações de córneas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por