Sistema nacional do Ministério do Trabalho apresenta problemas desde o ano passado
Os trabalhadores que necessitam dar entrada no pedido de seguro-desemprego em Campinas precisam de muita paciência. O sistema nacional administrado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresenta desde o ano passado falhas e quedas constantes. Nesta quarta-feira (5), pelo menos 75 pessoas deixaram de ser atendidas no Centro Público de Apoio ao Trabalhador (Cpat), ligado à Secretaria Municipal de Emprego e Renda. A unidade ficou durante todo o dia sem acesso ao sistema. Nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), da Secretaria Estadual de Emprego e Relações de Trabalho (Sert), o sistema apresentou lentidão durante o dia. O quadro recorrente irrita os trabalhadores que tentam dar entrada na solicitação do benefício. Os agentes responsáveis pelo atendimento aos beneficiados dependem de uma solução do governo federal para sanar os erros constantes no programa que é administrado pela Dataprev. Dificuldades O operador de máquinas, Júlio César Alves dos Santos, ficou andando nesta quarta-feira entre os postos de atendimento da Sert e o Cpat da Prefeitura de Campinas para tentar pedir o benefício. "Fui ao Cpat, localizado na Avenida Campos Salles, e não havia sistema. Os atendentes pediram para que eu voltasse amanhã (quinta). Decidi tentar no Posto de Atendimento ao Trabalhador no Poupatempo" , comentou. O sistema estava lento, mas o local estava atendendo os trabalhadores na tarde de ontem. O ajudante geral, Humberto Borges da Costa, contou que acompanhou de perto Foto: Rodrigo Zanotto/Especial para AAN Júlio César Alves dos Santos ficou andando entre os postos de atendimento da Sert e o Cpat para tentar fazer o pedido a peregrinação realizada por um amigo em janeiro para conseguir solicitar o seguro-desemprego em Campinas. "Durante uma semana, ele procurou pelos postos de atendimento e não conseguiu dar entrada no pedido do seguro. Todos os dias o sistema caía ou ficava fora do ar. A sensação que o trabalhador tem é que o governo não quer abrir os cofres para pagar um benefício que é direito do trabalhador", criticou. Ontem, ele foi acompanhar o atendente de lava-rápido, Fernando Barbosa de Lima, que também tentava solicitar o benefício. O conferente, Sérgio Irajá Feitosa Silva, afirmou que foi ao PAT na última terça-feira, mas o problema que afetou o atendimento foi o reflexo do apagão de energia que atingiu várias partes do País. "O sistema ficou fora do ar por mais ou menos dez minutos. Hoje (ontem), o atendimento foi normalizado", comentou. Ele está desempregado há 15 dias. Solução A Secretaria de Emprego e Renda de Campinas informou que o Sistema Nacional de Emprego (Sine) ficou fora dor ar durante todo o dia de ontem para a solicitação do seguro-desemprego. O problema foi relatado ao MTE e à Dataprev, responsável pela operação dos softwares. O órgão acrescentou que a falha vem sendo frequente e que pelo menos 75 pessoas deixaram de ser atendidas ontem no PAT Centro, na Avenida Moraes Salles. A Secretaria Estadual de Emprego e Relações de Trabalho (Sert) informou em nota que "as dificuldades encontradas pelos cidadãos para dar entrada no seguro-desemprego são decorrentes do sistema utilizado em todo o País, desde setembro de 2011, por determinação do governo federal, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE - Mais Emprego)". O órgão acrescentou que "reitera que nenhum cidadão perderá seus direitos referentes ao benefício em questão. O prazo para efetivar a solicitação é de até 120 dias, a partir da data seguinte do desligamento (que consta no termo de rescisão de contrato de trabalho). Caso o prazo não seja cumprido por algum motivo, inclusive por inconsistência do sistema, o cidadão deve dar entrada no primeiro dia útil subsequente. Em seguida, ele será encaminhado à Superintendência do MTE, onde entrará com recurso para a liberação do benefício". O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que "quanto aos problemas pontuais no sistema, já foi relatado o problema à Dataprev, que está tomando as devidas providências para a estabilização do mesmo". O órgão ressaltou que "o MTE tem tomado cuidado para que nenhum trabalhador sofra qualquer prejuízo pelas dificuldades pontuais e temporárias. Em caso de perda de prazo para requerer o benefício, que é de 120 dias, será feito a devida correção por instrumento próprio já existente no sistema".