Para aumentar sua participação no mercado móvel e o acesso geral dos usuários à rede, o Facebook tem buscado parcerias com as principais operadoras de celular do Brasil. Na Claro, todo cliente terá acesso gratuito à rede social no celular. A promoção já tinha sido feita durante seis meses no ano passado, de acordo com o próprio Facebook, mas o acesso era limitado ao aplicativo Facebook Para Qualquer Telefone, versão da rede para feature phones (que não são smartphones).A rede social vendeu uma cota de mídia à operadora no início do ano, segundo Gustavo Diament, diretor-executivo de marketing da Claro. Ele afirma que as duas empresas estão desenvolvendo produtos em conjunto, com compartilhamento de equipes de engenharia. Essa promoção faz parte do pacote.Para o pré-pago, o acesso gratuito é permitido se o cliente tiver créditos dentro do período de validade. No pós-pago, o acesso ao Facebook não é descontado do pacote de dados que o cliente tem direito por mês.Desde maio, a Oi oferece promoção parecida, só que o acesso gratuito é restrito ao aplicativo Facebook Messenger em smartphones, versão da rede de bate-papo on-line.Na Tim, o acesso gratuito é apenas aos usuários de banda larga pré-paga para desktops. O serviço cobra R$ 1,99 por dia, mas apenas quando o cliente utiliza a internet no modem ou tablet. Se o cliente usar apenas o Facebook, a tarifa não é cobrada.Nextel, Oi e Tim também disponibilizam o serviço de SMS, em que o usuário recebe as atualizações do Facebook através de mensagens de texto, sem precisar estar conectado à internet. Não há contrapartidas para o Facebook.Mesmo assim, a parceria pode ser vantajosa para as operadoras porque a rede social induz ao acesso de outros sites, não gratuitos.Segundo a Claro, dos 58 milhões de aparelhos que acessam a internet, 32 milhões (55%) são feature phones e 26 milhões (45%), smartphones.Além disso, segundo o Facebook, cerca de 58% dos 76 milhões de usuários da rede no Brasil também acessam a rede pelo celular.Segundo Diament, a Claro quer focar a expansão na internet para celular, e não mais nos planos de voz. Para isso, a gratuidade do Facebook é um diferencial. “A gente entende que voz é importante, mas dado é mais”, afirma. Segundo o executivo, a rede social também vendeu cotas para Nike, Unilever e Ambev. As empresas atuam juntas no desenvolvimento de produtos, engenharia e criação.