Cem homens da 11ª Brigada de Infantaria Leve estão em busca de criadouros na periferia
Oficiais do Exército buscam criadouros do mosquito da dengue em Campinas (Edu Fortes/AAN)
Desde a manhã desta terça-feira (5), a Secretaria de Saúde de Campinas conta com a ajuda do Exército para combater a dengue na cidade. Cem homens da 11ª Brigada de Infantaria Leve estão atuando em vários bairros de Campinas na busca ativa de criadouros e na orientação da população. O trabalho começou no bairro Campo Belo 2. Para atuar, os soldados receberam treinamento do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa).
Os homens foram treinados para identificar e remover criadouros. Durante o trabalho realizado nesta terça eles atuaram também no fechamento de caixas d’água e em ações de educação, informação e mobilização social.
Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Dengue do município, Tessa Roesler, a região do Campo Belo foi escolhida por ser um dos locais com mais casos de contaminação. Dos 33 casos confirmados neste ano na cidade, sete estão no bairro.
A população apoiou a ação desenvolvida ontem. Os soldados eram acompanhados por agentes de saúde. Eles visitarão casas de vários bairros sempre às terças e quintas. "Eu acho muito importante envolver todo mundo no combate à dengue. Os idosos e as crianças são os mais prejudicados, é preciso ajudar" , afirmou a auxiliar de cozinha Silvania Nascimento.
Os moradores do bairro disseram que se sentem mais seguros com o apoio do Exército. "As pessoas têm mais confiança em deixar os agentes entrar em casa. E todo mundo tem que ajudar a combater a doença" , afirmou o morador do bairro Lourival Marinho.