MOTOR PREMIUM

Evolução chinesa e o mercado brasileiro

Há seis anos, a chinesa JAC investiu pesado em marketing, com direito à contratação do apresentador Faustão como garoto-propaganda

Luís Cesar de Souza Pinto - Especial para a Metrópole
02/04/2017 às 16:25.
Atualizado em 22/04/2022 às 19:50

Quando fez sua estreia no mercado brasileiro, há seis anos, a chinesa JAC investiu pesado em marketing, com direito à contratação do apresentador Faustão como garoto-propaganda. Ainda assim, a reação inicial dos consumidores foi de desconfiança. O tempo passou, a marca chinesa teve que se virar nos trinta por conta da crise, mas seus produtos inegavelmente evoluíram. O utilitário esportivo compacto T5, que recentemente ganhou câmbio automático CVT, é um exemplo de como a JAC começa a passar por cima do preconceito. Com tamanho semelhante ao do Ecosport – são 4,32 metros de comprimento e 2,56 metros de distância entreeixos – o T5 tem linhas modernas que lembram modelos sul-coreanos, como a grade hexagonal imponente, com filetes e contornos cromados e acetinados. A luz diurna em led sob os faróis realça a pegada jovial, complementado pelos enorme faróis de neblina e os protetores laterais de plástico. Como a maioria dos chineses, o T5 também é completão e traz vários itens de conforto e segurança de série, como ar-condicionado digital automático, piloto automático com função freio, assistentes de partida em rampa e de frenagem de emergência, câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade e tração, faróis com regulagem elétrica de altura, rodas de liga leve aro 16, sensor de estacionamento, monitoramento de perda de pressão dos pneus e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. O painel de instrumentos com dois canhões e computador de bordo tem iluminação azul agradável, e a central multimídia tem tela de oito polegadas sensível ao toque, que permite o espelhamento de celulares e tablets. O interior espaçoso do utilitário esportivo chinês traz acabamento em couro no volante (com costura vermelha) e nas portas. Quanto custa: R$ 71.490, Conjunto mecânico afinado O câmbio automático CVT de seis marchas é a principal novidade do JAC T5. Desenvolvida pela empresa belga Punch Power Train, a transmissão funciona em três modos: D (Drive), para condução normal, conforto e economia de combustível; S (Sport), com trocas de marchas em alta rotação e melhor desempenho; Sequencial ou Manual, em que o condutor comanda quando trocar as marchas. O câmbio CVT incorpora ainda a função Win, que auxilia a aceleração em pisos escorregadios como lama, bloqueando o câmbio numa relação mais longa para evitar que as rodas patinem. Para completar o afinado conjunto mecânico, o T5 traz sob o capô o moderno motor 1.5 de 127 cv e que oferece um bom torque em baixas rotações, ajudando a rodar com suavidade e conforto. A JAC não informou o consumo, que deve ser um pouco maior do que com o câmbio manual, que pelo Inmetro é, com gasolina, 9,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada. O carro que avaliamos estava abastecido com gasolina e no asfalto, com o ar-condicionado ligado, apontava uma média de 10,2 km/l. A direção elétrica é bem calibrada e fácil de manobrar, enquanto que a suspensão oferece uma boa relação conforto/estabilidade.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por