Concertos acontecem sempre às 20h, começando pela Sinfônica da cidade, sob regência de Micheletti
O Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimep) começou neste domingo (21) em grande estilo. O concerto de estreia da quarta edição contou com o tenor Jean William, revelação nacional do canto lírico.
A partir desta segunda-feira (22) até sábado (27), os concertos acontecem sempre às 20h, a começar pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência de Micheletti. A Valsa da Morte, de Benecase, inicia o repertório da orquestra de 92 anos, que segue com Bottesini, Godinho, Bach, Rizzi e Grieg. Na terça-feira (23), o violinista Ricardo Herz sobe ao palco com Michi Ruzitschka (violão) e Pedro Ito (bateria). O instrumentista criou um estilo próprio, do erudito ao forró, da improvisação do jazz e do choro à MPB. No repertório estão composições próprias e de outros artistas.
Os professores do festival se apresentam na quarta (24) e na quinta-feira (25). Nos dois dias, o público se delicia com a virtuosidade de músicos reconhecidos no Brasil e no exterior, que trazem obras de Mozart, Rossini, Schubert, Brahms, Bach e Mendelssohn. A Orquestra Sinfônica de Americana é a atração de sexta-feira (26), com regência do finlandês Ville Mankkinen. Formada por 32 instrumentistas, ela se dedica à formação de público com a difusão da música em várias tendências e estéticas, o que compactua com os objetivos do festival.
Criado com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica, o Feimep conta com uma programação artística e outra pedagógica. A primeira traz concertos gratuitos de orquestras nacionais e internacionais, que se apresentam ao público no Teatro Erotídes de Campos, sempre com entrada gratuita.
Já a programação pedagógica conta com o melhor corpo docente já reunido no Brasil. São 10 professores brasileiros e do exterior. Os alunos, de diversas faixas etárias e de universidades e conservatórios de todo o país, terão acesso às aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e piano.