OPINIÃO

Ética, focinheira e Sinfônica

Correio do Leitor
02/03/2013 às 05:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:41

Yoani Sánchez

Luiz Eduardo Horta

Advogado, Campinas

Conseguiram transformar a Petrobras em uma empresa medíocre, reviver a inflação, criar quarenta ministérios e dar uma aula de democracia invertida à blogueira cubana. Não conseguiram dar saúde, segurança, educação, transporte etc. Sugiro aos que juraram amor por Fidel que mudem-se para Cuba e vivam a “extrema felicidade”, deixando-nos com nosso capitalismo democrático. Mais vale a liberdade do que promessas nunca cumpridas pelo palhaço do circo.

Ônibus

Depto. de Comunicação

Emdec, Campinas

Em resposta à carta “Ônibus”, da auxiliar financeira Mara Silvia Pimentel de Almeida (24/2), a Emdec informa que vai intensificar a fiscalização da linha 1.18 — Terminal Ouro Verde. Operar em desacordo com a ordem de serviço, atrasando os horários programados, é infração média, que rende multa de R$ 248,00. Em janeiro, a linha 1.18 foi autuada 11 vezes por atraso; em fevereiro, foram 12 autuações. No horário de jantar do motorista, o atendimento deve ser garantido por outro veículo. A Emdec avalia se a reforma do Viaduto Cury interferiu na qualidade do serviço prestado no período.

Ética

Maria Angélica Martinucci

Funcionária pública, Campinas

Não poderia deixar de parabenizar o brilhante artigo (20/2) Confusão Ética, escrito pelo dr. juiz de Direito André Gonçalves Fernandes. O tema foi abordado de forma clara e objetiva. É muito importante serem abordados assuntos diversos para a ampliação do conhecimento dos leitores, de uma maneira clara e simples, levando-os a refletir no seu dia a dia.

Vereadores

Renato de Andrade Girardelli

Autônomo, Campinas

Campinas nem bem saiu do trauma causado pela Administração Hélio e os atuais vereadores estão revoltados com a falta de material de escritório e de carros oficiais. Caros vereadores (realmente eles saem muito caro para os cofres públicos), tomem vergonha na cara e comprem uma caneta e um caderno de anotações que está de bom tamanho para o que vocês fazem. E quanto aos carros, procurem imitar seus eleitores e vão “trabalhar” com os seus ou vão de coletivo a exemplo do prefeito que fez uso de um em sua posse. Quem quer faz a hora, não espera acontecer. Se não está bom, pede para sair, porque falta vocês não fazem.

Trânsito

Paulo Verinaud Mayer

Aposentado, Campinas

Lendo a reportagem sobre o trânsito no Castelo, publicada no dia 24/2, desejo esclarecer que só existe uma solução para resolver o problema nos bairros Castelo, Bonfim, Vila Teixeira e Av. John Boyd Dunlop que é a abertura da Av. Getúlio Vargas. A obra deve começar na Av. Theodoro de Camargo — a faixa já existe, não há necessidade de desapropriações —, indo até a Av. Marechal Rondon, fazendo ligações com a Avenida Papa Pio XII, ligando com a Av. Marechal Rondon. Essa Av. Getúlio Vargas está projetada há décadas, só não tenho certeza quem fez o projeto (...).

Violência

Pedro L. Mercedes

Enfermeiro, Campinas

Antes de explanar a respeito, pergunto: ao colocarmos nossos filhos no mundo, educá-los é responsabilidade de quem? Pois bem, em minha opinião, devemos responsabilizar as famílias e diretamente os pais. É no berço que começa a educação. O governo pode construir cadeias, presídios, aumentar o quanto quiser o efetivo de policiais nas ruas... enquanto os pais não assumirem a responsabilidade de educar os filhos, não haverá espaço e polícia para tantos bandidos. Minha filha de 5 anos um dia chegou em casa e me contou que uma coleguinha de sala, pegou um palito no chão e falou que aquilo era sua maconha. O que estão ensinando a essa criança? É hora de alertar os pais e comprometê-los com a educação dos filhos.

Cidadania

Renata Lanza, Heliton Leite de Godoy, Alexandre Sônego de Carvalho, Dilma Dominiquini, Roseli Ferrari

Equipe organizadora da mostra

O objetivo desta é de agradecimento pelo reconhecimento e divulgação do trabalho realizado por todos os envolvidos no planejamento, produção e participação na II Mostra Estudantil de Cinema de Campinas, citado no Projeto Cidadão — Tema: Uma Câmera na mão e a cidadania em foco — Correio Popular, de 13/2. Nós ficamos sensibilizados pela oportunidade a nós oferecida em compartilhar com a sociedade o trabalho cotidiano com alunos no sentido de promover a inclusão subjetiva, a posse das linguagens estéticas, o acesso à infraestrutura tecnológica e o acesso às redes, possibilitando aos mesmos fazer seus filmes, se ver nos filmes, compartilhar seus filmes e ser reconhecidos. (…)

Descanso

Odette Conceição Berenguel

Escritora, Campinas

Olha cara, nós mulheres, não admitimos que cara nenhum nos perturbe em nossa privacidade, em nosso sono, para nos dizer que nos ama. É atitude de um cara meio que sem respeito, não por falta de querer bem, ou mesmo, um cara que queira se assemelhar com a imagem de um príncipe ou um rei, com a imagem de galã. A melhor forma de querer dizer que nos ama é respeitando o nosso descanso...

Focinheira

Ricardo A. Polezi

Advogado, Campinas

Precisamos urgentemente encabeçar uma campanha em prol do uso de focinheira em cães de grande porte, especialmente aos domingos pela manhã na Lagoa do Taquaral. São dezenas deles andando em meio às crianças, dividindo o mesmo espaço, e nada de focinheira. A quem cabe esse tipo de fiscalização? Será que para tudo no Brasil tem que acontecer uma tragédia antes pra depois começarem a tomar providências?

Procon

Artur Araújo

Diretor de comunicação, Campinas

Em relação à carta publicada em 25/2 nesta coluna, a Prefeitura de Campinas informa: (…) o caso narrado contém imprecisões que comprometem o entendimento da situação. Não procede o relato de que a referida companhia “já era fichada, já tinha praticado estelionato”. Havia uma segunda reclamação, sim, mas não pertinente ao objeto da queixa do autor da carta. Sobre o fato de a empresa não responder ao Procon, devido ao endereço do estabelecimento comercial estar localizado em Hortolândia, a fiscalização desse órgão fica impossibilitada de atuar por cunho de competência territorial. Diante do fato, o Procon Campinas instruiu devidamente o leitor para que buscasse a Justiça e também lavrasse um Boletim de Ocorrência para apuração de eventual prática criminosa. Ressalte-se que, na data presente, o órgão de defesa do consumidor conseguiu assegurar o reembolso da quantia indevidamente paga.. (...)

Sinfônica

Sabino Ferreira Affonso

Professor aposentado, Campinas

No Caderno C, de 26/2, a matéria Em busca do prestígio perdido, Carrasco decide: Morte na sinfônica. Esperamos que Carrasco e Morte (o sr. secretário da Cultura e o maestro Rodrigo Morte) estejam perfeitamente acordados e bem afinados em cada execução (da orquestra, óbvio).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por