Ao todo, são 25 mil vagas em todo o Estado de São Paulo até o final do ano
Um curso de espanhol será oferecido a todos os alunos da rede estadual de São Paulo. Ao todo, são 25 mil vagas em todo o estado até o final do ano. O curso é destinado a estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A seleção será feita com base em critérios como frequência e rendimento em português.
Neste semestre, há 12,5 mil vagas disponíveis. A pré-inscrição já está aberta e vai até o próximo dia 28. Deve ser feita pela internet, no site: www.educacao.sp.gov.br/projetos/evesp
As aulas começam em 25 de março e vão até 25 de setembro. As outras 12,5 mil vagas serão abertas no segundo semestre.
Entre os objetivos do governo, está preparar os alunos para o mercado de trabalho – informou o secretário da Educação do Estado, professor Herman Voorwald.
A primeira lista de aprovados será divulgada a partir das 18h de 4 de março, no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br.
A matrícula será feita entre 5 e 7 de março. Caso sobrem vagas, haverá segunda chamada em 11 e 12 de março.
O curso será acessado por meio do site http://aprendizagemvirtual.universia.com.br
Cada módulo será disponibilizado quando o estudante atingir 80% de acerto na avaliação do módulo anterior. A carga horária é de 60 horas, organizada em 10 módulos. O conteúdo pode ser acessado em qualquer lugar, a partir de qualquer computador.
Outros Idiomas
Além do ensino regular de inglês, os estudantes da rede estadual têm acesso a outros idiomas por meio dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) e de plataformas virtuais.
Em todo o Estado há 226 CEL. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.
Desde o início do ano passado, os alunos do Ensino Médio têm ainda à disposição o curso de Inglês Online, oferecido gratuitamente por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp). Cerca de 10 mil estudantes se formaram em 2012. Neste ano, serão oferecidas 60 mil vagas.