Para Prefeitura, nova tarifa do cartão de estacionamento deve promover rodízio maior de carros
Estacionar o veículo por duas horas na região central e no bairro da Redentora, em São José do Rio Preto custa R$ 3. A nova taxa foi colocada em vigor nesta quinta-feira (2) na cidade.
O reajuste de 50% foi concedido por decreto do prefeito Valdomiro Lopes (PSB) e atende pedido da Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo). O diretor administrativo da Emurb, Gil Fontes, diz que o aumento da tarifa é para estimular o rodízio e dar maior eficiência na Área Azul. “Os motoristas vão programar sua ida ao Centro e acabar deixando o carro estacionado menos tempo, já que tem um custo, e assim liberar a vaga mais rapidamente”, explica o diretor.
O aumento da tarifa desagradou aos motoristas. “Não acredito que aumentar o preço vai melhorar a rotatividade dos carros, porque quem precisa vir ao Centro vai vir da mesma forma. Agora a gente paga para estacionar o carro na rua, e que segurança a gente tem?”, questiona a securitária Vaner de Oliveira.
De acordo com o diretor do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Rio Preto), Ricardo Ismael Arroyo, o reajuste na Área Azul vai provocar prejuízo para comerciantes da área central da cidade. “O Centro já está perdendo clientes para os shoppings, onde estacionamento é de graça. Com a Área Azul mais cara, acredito que a situação vai piorar”, diz ele. A Emurb, porém, não vê assim. “Às vezes, com o cartão a R$ 3, o trabalhador do Centro pode pensar em não ir de carro” diz Gil Fontes.