CBKW faz seletiva para compor o grupo que representará o Brasil em competições internacionais (Divulgação)
A Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW) deu a largada no último mês à série de treinamentos para a seleção de atletas que representarão o Brasil em competições internacionais nas categorias adulto e juvenil em 2025. Tradicional polo dessas ações, a Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp recebeu cerca de 150 praticantes da modalidade de várias partes do país no final de semana de 22 e 23 de fevereiro. Os competidores estiveram entre os primeiros colocados no último Campeonato Brasileiro, disputado entre 30 de outubro e 2 de novembro, em Brasília.
Campinas já tem um total de 15 convocados, dos quais seis são estreantes na seleção brasileira, mas ainda não há garantia de que esses atletas estarão incluídos nas disputas em nível continental e mundial na temporada. “Eles ainda passarão por outras seletivas”, justificou o coordenador do projeto Wushu Campinas, Paulo Di Nizo Filho. “Estamos confiantes que serão nossos representantes, porém ainda não podemos afirmar.” Entre as competições internacionais programadas para 2025 está o 17º Campeonato Mundial de Kung Fu, ainda sem data definida, mas com perspectiva de acontecer no segundo semestre.
O único atleta de Campinas que, por enquanto, tem vaga garantida em disputas entre países é Regina Alencar Ribeiro, de 25 anos, líder do ranking nacional de kung fu wushu. Ela também é tricampeã pan-americana, bi campeã sul-americana, além de ter um quarto lugar no Mundial e conquistado 13 vezes o título brasileiro.
“Já tivemos grandes atletas representando a nossa cidade, como o Eduardo Vieira, a Regina Alencar”, lembra Di Nizo. “Hoje, estamos investindo numa nova geração. São atletas excelentes, com muita disposição e que têm a juventude a favor. Esperamos poder dar o apoio técnico necessário para que essa turma emplaque nas competições como seus antecessores”, completou.
Entre as competições a nível regional e estadual agendadas para 2025 com a participação de Campinas estão a Copa Making Winners, em Porto Ferreira, em 20 de março; a Copa São Paulo, em 24 e 25 de maio, em Limeira, e o Campeonato Paulista, em Barueri, nos dias 23 e 24 de agosto.
O projeto Wushu Campinas recebe o apoio do Fundo de Investimento Esportivo de Campinas (Fiec), da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, para as competições. O grupo conta atualmente com 50 atletas de base e formação e 25 de rendi mento, com aulas e treinos realizados no Centro de Treinamento de Lutas, na Lagoa do Taquaral, e no espaço Esporte e Movimento, que fica na parte de cima do imóvel onde funciona o Bom Prato, na Avenida Moraes Salles, próximo ao Terminal Central. As ações também são voltadas para projetos sociais.
O Wushu Campinas integra a Associação Shaolin Chan, que tem vários projetos tanto na área esportiva como cultural, voltados para atividades socioeducativas. Aulas de kung fu para crianças e adolescentes, de Tai Chi na praça Dr. Carlos Grimaldi para adultos e terceira idade, de tambor chinês, dança do leão e dança do dragão fazem parte das atividades.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram