Plenário da Câmara de Valinhos ficou lotado em sessão que homenageou o clube na última semana (Divulgação)
A Federação Paulista de Futebol anunciou no mês de março um novo formato na disputa do Campeonato Estadual Sub-20. A competição agora terá duas divisões, com acesso e rebaixamento. A Série A contará com 48 participantes, definidos a partir do ranking da categoria, com largada prevista para 25 de abril. Já a Série B deve começar em junho e terá entre seus participantes o Valinhos Esporte Clube (VEC). Será a estreia do VEC no Campeonato Paulista da categoria. O momento, segundo o CEO do clube, o empresário Odair Paes Junior, representa mais um passo a caminho do profissionalismo.
“Vamos estrear no Campeonato Paulista Sub-20. Subimos mais uma categoria no processo de organização de uma estrutura maior”, disse Paes Junior na última semana, lembrando que agora o VEC conta com equipes em todas as categorias de base. A meta, a curto prazo, é disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro de 2026 e alavancar forças para lançar uma equipe profissional até 2027.
Fundado oficialmente em 27 de fevereiro do ano passado, o VEC movimentou sua base em 2024 com o sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, alcançando bons resultados. No último final de semana, o sub-15 e o sub-17 estrearam no Paulista das categorias da temporada contra o Real Soccer, de Sorocaba. A largada foi antecedida por uma homenagem ao clube em sessão na última terça-feira na Câmara Municipal da cidade. O plenário ficou lotado com a presença de torcedores, jogadores e pais de atletas. Após a sessão, Paes Junior detalhou o processo de formação da equipe sub-20, que contará com uma parceria envolvendo o Pitangueiras Futebol Clube.
“É uma agremiação de Cotia que vem batalhando, como a gente, no mesmo propósito. Juntos, vamos trabalhar na captação de atletas e também na formação da equipe técnica”, explicou o CEO, salientando que o time ainda será formado e as avaliações de jogadores começarão nos próximos dias. O empresário afirmou que o Congresso Técnico da Série B do Paulista Sub-20 acontece em 24 de abril.
PROJEÇÕES
A projeção da FPF é ter 32 times na primeira divisão em 2029. Por isso, serão seis rebaixamentos e dois acessos nas edições de 2025, 2026, 2027 e 2028. A partir de 2029, descerão quatro e subirão quatro.
A Série A será disputada em seis fases. Na primeira, os 48 clubes foram divididos em três grupos de 16 e se enfrentam dentro de suas respectivas chaves em turno único. Os 10 primeiros de cada grupo avançam, além dos dois melhores 11º colocados. Guarani e Ponte Preta estão em chaves diferentes, o que descarta a hipótese de um “Dérbinho” na primeira etapa da competição.
O mata-mata (em jogos de ida e volta) já começa na fase seguinte, com a melhor campanha no geral cruzando com a 32ª e assim por diante. Se o placar agregado terminar empatado, a disputa vai para os pênaltis. O atual campeão paulista sub-20 é o Novorizontino, que no ano passado conquistou o título pela primeira vez. Na decisão, superou o São Paulo ao empatar por 1 a 1 o jogo de ida e ganhar por 3 a 0 na volta. O resultado mostrou a força do clube do interior, que no profissional bateu na trave na disputa pelo acesso à Série A do Brasileiro nas duas últimas temporadas.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram